32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral INCLUSÃO

CIIR destaca a importância da inclusão para a acessibilidade à Pessoa com Deficiência

No CIIR, os profissionais e os usuários com deficiência utilizam meios de inclusão que atendem a necessidade de acesso que vão além do ponto de vis...

17/05/2024 às 17h27
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

No "Dia da Conscientização sobre Acessibilidade", celebrado mundialmente no dia 16 de maio, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, destaca a importância dos espaços inclusivos e dos serviços multiprofissionais à população, garantindo uma boa experiência aos usuários, especialmente, durante os atendimentos em saúde, ofertados de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Governo do Estado, às Pessoas com Deficiência (PcD's) auditiva, física, visual e intelectual na instituição.

Conforme o enfermeiro e coordenador do Centro Especializado em Reabilitação (CER 4), Bruno Cruz, a acessibilidade garante a autonomia e a eliminação das barreiras que impedem o exercício pleno de direitos por parte das pessoas com deficiência, além de ser um instrumento capaz de permitir a inclusão efetiva deste grupo de indivíduos.

No CIIR, piso tátil, da portaria à recepção, garante a acesssibilidade dos usuários cegosO profissional destaca ainda que o CIIR oferta aos profissionais e aos usuários com deficiência meios de inclusão que atendem a necessidade de acesso que vão além do ponto de vista estrutural.

Continua após a publicidade
Anúncio

Biblioteca inclusiva do CIIR oferta aos usuários cegos acervo braile"Em nossa biblioteca, temos a oficina de Braile, que facilita a leitura de nossos usuários cegos ou com baixa visão, além de toda a nossa estrutura terapêutica, voltada para que o usuário adquira funcionalidade para o seu dia a dia. Também facilitamos o acesso de cadeira de rodas, pois todos os blocos têm banheiros adaptados, banheiros para ostomizados. Além disso, temos os corredores e portas largas, bem como piso tátil, desde a portaria", destacou o gestor.

Lei da Acessibilidade –Para assegurar a autonomia das pessoas, principalmente, com deficiência, em 19 de dezembro de 2000, foi criada a Lei nº 10.098, também conhecida como ‘Leia da Acessibilidade’, a primeira voltada totalmente à temática, para quebrar barreiras no dia a dia, nos contextos urbano, arquitetônico, nos transportes ou na comunicação.

Keythyane Andrade, usuária surda, e a tradutora e intérprete de Libras do CIIR, Samilly MoreiraPara facilitar a comunicação entre os profissionais e usuários surdos, o CIIR dispõe de tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre eles Samilly Moreira, que traduz o sentimento da usuária surda Keythyane Andrade, 42 anos, durante o agendamento para uma consulta com oftalmologista.

“Desde a primeira vez que vim aqui, percebo que o CIIR é um ambiente muito diferente, porque de fato valoriza a questão da acessibilidade para nós, usuários com deficiência auditiva. Quando a gente precisa marcar algo, o intérprete de Libras faz sempre essa ponte na nossa comunicação, desde a Recepção”, considerou a moradora do Distrito de Icoaraci, em Belém.

Áurea Souza, com o filho Kauê Souza e o fisioterapeuta Gladson Aires, após hidroterapiaÁurea Souza, mãe do reabilitando Kauê Souza, 12 anos, usuário com paralisia cerebral que, entre outros, é assistido pela terapia de hidroterapia, conduzida pelo fisioterapeuta do CIIR, Gladson Aires, destaca que a acessibilidade do filho é garantida durante os atendimentos.
“Aqui no CIIR temos todos os acessos de que meu filho precisa garantidos, desde o acolhimento até os atendimentos em saúde, como hoje, durante a hidroterapia. Como o Kauê tem paralisia cerebral, é muito importante ele ter essa estrutura e esse suporte por meio dos esportes adaptados, para desenvolver sua autonomia”, disse a genitora, que veio com filho do município de São Miguel do Guamá.

Estrutura –O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço:O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 22°C
Ter 32°C 22°C
Qua 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio