31°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

REGIONAL INCLUSÃO

Integração entre secretarias fortalece a inclusão em Curionópolis

A finalidade é proporcionar conforto e assistência humanizada em processos inclusão dos usuários dentro de suas necessidades.

20/04/2024 às 17h19
Por: Redação Fonte: Camila Ferreira
Compartilhe:
 Integração entre secretarias fortalece a inclusão em Curionópolis

Com intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas para inclusão de pessoas com deficiência a Prefeitura de Curionópolis mantém serviços especializados e ações que promovem a acessibilidade às diversas deficiências, seja física, auditiva, visual ou intelectual. A finalidade é proporcionar conforto e assistência humanizada em processos inclusão dos usuários dentro de suas necessidades.

Os serviços que são ofertados no município, foram apresentados no encontro “Cuidar é Incluir”, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 19, e reuniu pais, familiares e os PcDs que são atendidos pela rede pública, especialmente nos eixos da assistência social, saúde e educação. Durante o evento os profissionais que atuam diretamente no processo da inclusão foram apresentados a toda comunidade. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O município conta com equipes multidisciplinares nas secretarias, um exemplo é Assistência Social, onde são ofertados diversos serviços desde a proteção social básica, até a alta complexidade, tudo com objetivo de garantir que toda comunidade possa ser assistida por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e programas como Cadastro Único, Crianças Feliz dentre outros que amparam as famílias nas mais diversas vulnerabilidades. 

Já na saúde, médicos especialistas nas áreas de psiquiatria, neurologia e pediatria, dentre outros atendem diariamente a comunidade PCD, além de outros profissionais de grande importância na área da saúde, como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assegurando que todos possam ter o cuidado necessário e especifico de saúde, além de garantir o acesso aos direitos previstos em lei, e que dependem dos laudos médicos para serem acessados. 

Na educação, foram apresentados os profissionais que atuam diariamente nas escolas, tanto nas salas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde são trabalhadas as especificidades de cada aluno, buscando fortalecer o desenvolvimento intelectual mediante plano de aula inclusivo e com materiais didáticos adaptados para cada necessidade.  

O resultado do esforço coletivo é expressado no desenvolvimento pessoal de cada assistido pelos serviços e programas oferecidos no município, como comemora Rosimeire da Silva, dona de casa, mãe de uma criança com TEA e TDH, chegou a receber o diagnóstico que sua filha não iria desenvolver a fala, mas não foi o que aconteceu: “Graças a equipe médica que tem disponível, os vários profissionais que acompanham minha filha, depois de três anos de muito cuidado hoje ela fala, interage, e pra mim é um orgulho muito grande, tenho muita gratidão a todos que cuidam tão bem dela”, comemorou a mãe. 

O exemplo de Rosimeire é compartilhado, Jane Kelly Guimaraes, mãe de um adolescente com Síndrome de Down viu na escola o caminho para o desenvolvimento do filho: “Entendi que a escola precisava fazer parte da vida dele, ele poderia devolver não só por meio do ensino em sala de aula, mas também com a socialização, convívio com outros alunos, e deu muito certo, hoje ele é um adolescente autônomo, dedicado e que tem adquirido muito conhecimento tanto nas aula regulares, quanto nas aulas do AEE”, contou Kelly Guimarães. 

Além das secretarias, departamentos e outros serviços estão disponíveis para a comunidade PCD, como é o caso da Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), onde são ofertados o acesso aos documentos como RG, CTPS, e outros que são de grande utilidade para a comunidade. Tudo feito com um olhar atento, cuidadoso e inclusivo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CURIONÓPOLIS - PA
CURIONÓPOLIS - PA
Sobre o município Curionópolis é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se estatisticamente na Região Geográfica Intermediária de Marabá e na Região Geográfica Imediata de Parauapebas. Possui uma população estimada de 17.846 habitantes distribuído em 2.369 km² de extensão territorial. O município é notório por abrigar o distrito de Serra Pelada, que foi o local de operações do maior garimpo a céu aberto do mundo, durante a década de 1980.
Parauapebas, PA Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 23°C
Ter 29°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio