Coordenados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são realizados com foco em uma área de atuação específica e de rápida duração, com carga horária de 40 a 220 horas.
Com recursos oriundos do governo gederal e tesouro estadual, as capacitações realizadas promovem a inserção e reinserção ao mercado ao trabalho. No Pará, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com as Escolas Técnicas, Usinas da Paz, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Fasepa), Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e demais instituições promovem esta qualificação profissional para o desenvolvimento e prática em diversas atividades do setor produtivo de serviços, indústria e rural, impulsionando jovens e adultos para o mercado profissional.
Em 2023, foram 3.726 alunos certificados em Belém, Ananindeua, Santarém, Benevides, Marabá, Bragança, Paragominas, Parauapebas, Marituba, Capanema e no arquipélago do Marajó pelo FIC com cursos de manejo de açaí, desenho técnico, fotografia de eventos, assistente administrativo, corte e costura, manicure e pedicure, processamento de frutas, entre outros.
Em parceira com a Seap, a Sectet também realiza cursos FIC’s em 57 unidades prisionais, proporcionando aprendizado nos setores da indústria, serviços e rural, ofertando ao ano, uma media de 30 cursos.
Para Walmir Guimarães, um dos custodiados da Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) de Mocajuba, o aprendizado do curso de hortaliças orgânicas foi gratificante.
“Aprendi muitas coisas, como a plantar tomate, cheiro verde, couve, alface e coentro. Foi uma experiência incrível, onde podemos trabalhar na prática e me sinto grato por todo o aprendizado”, disse Walmir.
A conclusão dos cursos dá direito a um certificado que confirma ao titular a comprovação do desenvolvimento das atividades a determinada função e são emitidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Mín. 23° Máx. 39°