31°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral 'REGULARIZA PARÁ'

Governo do Pará entrega 650 títulos de terra em São Miguel do Guamá

Por meio do Iterpa, Estado já garantiu a famílias do município mais de 1.200 áreas regularizadas, que já dispõem de segurança jurídica

13/04/2024 às 14h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Em São Miguel do Guamá, no nordeste do Estado, o Governo do Pará entregou 650 títulos de terra, neste sábado (13). Mais de 1.200 famílias já foram beneficiadas com a posse definitiva de terras no município. O governador Helder Barbalho foi a São Miguel reforçar uma das principais políticas públicas na área social da sua gestão.

“A regularização fundiária é um dos maiores desafios da Amazônia e do Estado do Pará. Por isso criamos um programa chamado 'Regulariza Pará', que chega a 21 mil títulos em todo o Estado. É o maior programa de regularização fundiária em todo o Brasil. Aqui, em São Miguel, são 650 famílias que passam a ter o seu direito, o título definitivo, trazendo paz ao campo, garantia para produzir e desenvolver sua renda. Vamos continuar regularizando terras, garantindo o direito e desenvolvendo o Pará”, afirmou Helder Barbalho.

A regularização da propriedade era um sonho para Lucinaldo Pereira, morador da comunidade Camapu. “É muita felicidade. Eu estava lutando muito tempo pra isso acontecer, e graças a Deus chegou o dia. Hoje é um dia de festa!”, disse Lucinaldo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Bruno Kono, presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), destacou que o trabalho de regularização fundiária já beneficiou mais de 1.200 famílias em São Miguel do Guamá.

Bruno Kono, presidente do Iterpa: regularização avançaEficiência- “Essa parceria entre Estado e prefeitura já beneficiou mais de 6 mil pessoas neste programa por todo o Estado, e cada vez mais cresce e se intensifica. Nós estamos implementando muitas melhorias, como ferramenta tecnológica, trazendo modernidade pra aumentar a eficiência da entrega de serviço público, que é tão fundamental. É um documento que dá legalidade, dá garantias. O Governo não apenas entrega o documento, mas reconhece toda a relação daquela pessoa com a terra, para dar garantia jurídica e, principalmente, dignidade para essas pessoas”, ressaltou o titular do Iterpa.

Na comunidade Sagrado Coração de Jesus, a moradora Terezinha, 59 anos, que nasceu na localidade, celebrou a conquista. “É um sonho realizado. Não perdi a esperança. Quero agradecer a todos os representantes que se empenharam, e hoje esse sonho foi realizado. Não só o meu, mas de todos”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 23°C
Ter 29°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio