32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral AVANÇO NA EDUC...

Em Moju, comunidade celebra a entrega da nova Escola Estadual Professora Ernestina Pereira Maia

Esta é a 136ª escola entregue totalmente reconstruída e equipada pelo Governo do Pará e vai atender os mais de 1.500 alunos nos turnos manhã, tarde...

03/04/2024 às 14h58
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Proporcionando um aprendizado de maior qualidade aos estudantes da Escola Professora Ernestina Pereira Maia, o Governo do Estado realizou nesta quarta-feira, 3, a entrega de mais uma escola totalmente reconstruída. Desta vez, a conquista foi celebrada por estudantes, professores e pais do município de Moju, Região de integração do Tocantins. Esta é a 136ª escola entregue totalmente reconstruída e equipada pelo Governo do Pará.

"Que alegria estar aqui em Moju, nesta escola linda. Parabéns a todos que participaram desta conquista e tornaram, o que antes era sonho, em realidade. A escola está sendo entregue toda climatizada, quadra coberta, laboratório multisetorial, laboratório de informática, tem espaço voltado à Educação, para pessoas com necessidades especiais e que merecem a nossa atenção, o nosso olhar fraterno e carinhoso. Portanto, essa escola foi feita com carinho para cuidar de vocês. E Moju, é uma referência de educação de qualidade, tanto a Educação municipal, como a estadual tem qualidade e seguem no mesmo ritmo para que a gente possa garantir Educação e formação para as nossas crianças e jovens", disse o governador do Estado, Helder Barbalho.

Infraestrutura -Com investimento de mais de R$4 milhões, a obra contemplou a reconstrução de 13 salas de aula climatizadas; secretaria; sala dos professores; sala da coordenação; despensa; refeitório; copa; banheiros masculino e feminino; coordenação pedagógica e biblioteca. O Estado, além de assegurar aos alunos e corpo docente salas com ambientes climatizados, também assegurou a construção de uma quadra poliesportiva coberta, novas instalações elétrica e hidrossanitária, refletindo a melhora positivamente, inclusive, na qualidade do ensino-aprendizagem. Além de todos os equipamentos e mobiliário, a escola recebeu também kit com geladeira, freezer e computadores.

Continua após a publicidade
Anúncio

Um dos espaços mais aguardados pelo estudante Antônio Carlos de Lima é o laboratório de informática. "A área de informática sempre me interessou. Agora, sabendo que aqui na escola terá esse espaço, fiquei ainda mais curioso e ansioso para poder aprender, porque é uma área bastante difícil. Toda a escola está muito bonita, isso faz com que mais alunos frequentem a unidade, seja nas salas de aula, como também nas áreas de lazer. Eu estou muito feliz", conta o aluno.

Ana Evelyn, estudanteEntusiasmada com as novidades e melhorias, Ana Evellyn dos Santos, da. 2ª série do Ensino Médio, elogiou as novas instalações da instituição. "Olha, realmente eu gostei muito, fui na biblioteca e eu falei que não vou sair de lá, porque eu amo ler livros. Gostei demais! Ficou muito bonito. Dá mais vontade de estudar e de ter um bom desempenho. Estou muito ansiosa para aproveitar cada canto daqui juntamente com meus amigos", disse a estudante.

A Escola Estadual Professora Ernestina Pereira Maia atende, atualmente, cerca de 1.575 estudantes do Ensino Médio nos turnos manhã, tarde e noite na sede e em prédio anexo. A unidade também contempla mais de 2 mil estudantes nos anexos rurais, que abrangem 20 localidades do interior de Moju.

Desde janeiro de 2019, a atual gestão percorreu várias unidades de ensino e, em suas particularidades. O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destacou a importância de chegar a marca de 136 escolas entregues.

"É uma escola muito importante, histórica, são 37 anos desde a inauguração, que nunca tinha acontecido uma reforma, então é uma escola que formou muita gente e está ligada a história de Moju e que hoje é entregue totalmente reconstruída, moderna, com as devidas condições para que a Educação possa crescer ainda mais, é o que a gente deseja para todas as escolas. Então, hoje é um dia muito importante para a Educação daqui do município e em breve teremos mais novidades, como uma unidade linda do programa Creches por Todo o Pará", reforça Rossieli Soares, secretário de estado de Educação.

"É um sonho realizado. Uma satisfação imensa para a gente poder estar em um espaço renovado. Agora dá até ânimo e motivação para trabalhar melhor e eu vou me esforçar muito também para que isso aconteça e para preservar por mais tempo esse espaço. Eu nunca dei aula em um quadro de vidro, parece besteira, mas são coisas assim, simples, que a gente precisa mostrar. Já estou há 14 anos aqui e fico muito feliz com a entrega de hoje", disse Otávio Moraes, professor de Matemática.

Materiais didáticos -Na oportunidade, foram entregues materiais didáticos do programa Alfabetiza Pará e do novo componente curricular, inédito no Brasil, de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima. Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para potencializar o ensino e aprendizagem dos estudantes. Só em 2023, o programa Alfabetiza Pará contou com a distribuição de cerca de 830 mil materiais didáticos para estudantes e docentes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental 1, sendo 788 mil materiais para os estudantes e 41 mil para os docentes.

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio