30°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS CHEIA DO RIO

Parauapebas segue em alerta de inundações e famílias atingidas precisam sair de casa

De acordo com a última atualização, o Rio Parauapebas alcançou 10.1 metros nesta segunda-feira e famílias que residem mais próximas da margem já precisaram procurar abrigo temporário na casa de parentes e amigos.

26/03/2024 às 15h56 Atualizada em 26/03/2024 às 16h03
Por: Redação Fonte: Fábio Relvas
Compartilhe:
Parauapebas segue em alerta de inundações e famílias atingidas precisam sair de casa

A Defesa Civil analisa que Parauapebas segue em Alerta Laranja, devido às fortes chuvas na cidade. Na manhã desta terça-feira, 26, uma equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), foi até a rua Lima Sobrinho, no bairro Liberdade I, para averiguar a situação e orientar a população que mora no local.

“Hoje, na última atualização, o rio alcançou 10.1 metros, mas há uma estabilização na curva do INMET, ou seja, não está subindo muito. De ontem pra cá, tivemos remanejamentos prévios de cinco a seis famílias. A água não chegou a adentrar nas residências, mas o trabalho prévio da gerência social da Compdec fez essa conscientização e elas saíram. Houve a mobilização da retirada das famílias e os objetos das residências”, diz Ediel Júnior, coordenador adjunto da Defesa Civil.

Continua após a publicidade
Anúncio

O ponto mais crítico da cidade é no bairro Liberdade I, tendo em alerta, também, o bairro Primavera, que no momento a água ainda não chegou a invadir as casas. A gerência de monitoramento da Defesa Civil segue trabalhando com as equipes e contando com a Hidroweb, que é uma Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), reunindo dados de níveis fluviais, vazões, chuvas, climatologia, qualidade da água e sedimentos. A rede acompanha os níveis dos rios e emitem os alertas para a população.

A dona de casa Aucilene Delfina está preocupada com o nível do rio. “Ano passado, nessa época, o rio já estava bem acima aqui em nossa casa. Foi a única vez que a água entrou, devido ao nível e ao local que construímos. Ficamos em um cômodo, atrás da congregação e estamos em mente esse ano novamente, de irmos para lá. Já tivemos visita da Defesa Civil e nos alertaram para que a gente possa sair o quanto antes”, fala Aucilene.

Ainda pela manhã, a equipe da Defesa Civil, composta pela gerência social, gerência de monitoramento e gerência do Compdec entregou o auxílio moradia para as famílias que foram remanejadas da rua Lima Sobrinho, o lugar mais crítico, para a rua Pernambuco, que também fica no bairro Liberdade I. A Defesa Civil faz a articulação com as políticas públicas setoriais dentro das necessidades identificadas pelas famílias atingidas.

“As famílias que nós estamos atendendo, nesse momento, com a cheia do rio, prestamos toda a assistência dentro da política da Defesa Civil. As famílias que foram remanejadas, elas estão sendo incluídas em nosso auxilio que é o auxílio moradia. Além do auxilio, nós prestamos a assistência imediata com os kits humanitários, de dormitório, alimentação, com o intuito de assistir essas famílias dentro das necessidades que foram identificadas” afirma Bertha Morais, assistente social.

A Defesa Civil de Parauapebas disponibiliza os contatos da Central de Atendimento e Despacho (CAD) nos números 190 e 193.  Também o contato pode ser feito por meio do Centro de Controle de Operações (CCO) pelo telefone (94) 99278-0431. Todos os canais de atendimento estão disponíveis 24 horas para a população entrar em contato quando observar algum risco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 35°

Dom 35°C 23°C
Seg 35°C 21°C
Ter 35°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Qui 35°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio