32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS ELAS PODEM MAIS

15 mulheres se formam no curso de Bombeiro Civil em Parauapebas

As inscrições para a nova turma iniciaram na terça-feira, 20, e terminam na sexta-feira, 23, das 8h às 17h no Centro Comunitário Vale do Sol. Serão disponibilizadas mais 50 vagas.

21/02/2024 às 16h19
Por: Redação
Compartilhe:
15 mulheres se formam no curso de Bombeiro Civil em Parauapebas

Em breve, o mercado de trabalho de Parauapebas terá mais 15 profissionais capacitados para atuarem como Bombeiro Civil Profissional. O curso, que iniciou em setembro de 2023, no Centro Comunitário Vale do Sol, é mais uma das oportunidades ofertadas pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

“Para a nossa grata surpresa, aqui no Vale do Sol, o curso de bombeiro civil é mais procurado por mulheres. Nesta terça-feira, 20, iniciamos as inscrições para mais uma turma do curso e para participar, o candidato ou candidata precisa ter, no mínimo, 18 anos e apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio”, explica Eliete Araújo, assistente social do Prosap e coordenadora do Centro Comunitário; além do certificado do Ensino Médio, o interessado ou a interessada deve apresentar também identidade, CPF e comprovante de residência.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para evitar a evasão, Eliete destaca que, desta vez, a capacitação vai ocorrer de forma híbrida (presencial e on-line).

As inscrições para a nova turma iniciaram na terça-feira, 20, e terminam na sexta-feira, 23, das 8h às 17h no Centro Comunitário Vale do Sol. Serão disponibilizadas mais 50 vagas.

“Começamos o curso com uma quantidade razoável de homens e mulheres, mas os homens foram desistindo e, por isso, foi predominando a participação feminina”, diz Valdireno Guido, instrutor do curso e subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).

 “Elas são determinadas, não medem esforços e fazem realmente o que tem que ser feito. A gente nota a disponibilidade que elas têm para fazerem, por exemplo, as atividades de força, porque na profissão de bombeiro existem muitos trabalhos que requerem o esforço físico”, complementa o instrutor.

Módulos

Em parceria com o Instituto Maria de Lourdes, o curso tem como tema Resgate Aquático e traz os seguintes módulos: Prevenção e Combate a Incêndio, Socorros de Urgência e Emergência, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Emergências Químicas e Gerenciamento de Emergências, totalizando 240 horas/aulas.

“Hoje estamos fazendo uma aula de noções de resgate aquático. Aqui elas aprendem técnicas de abordagem de vítimas, reboque, uso de equipamentos e materiais para poderem saber quais materiais usar em cada situação e quais técnicas devem ser usadas até mesmo sem materiais”, ressalta o instrutor Valdireno Guido, explicando que é importante que o bombeiro civil realize também um curso específico de guardião de piscina, qualificação que pode ser adquirida posteriormente ao curso de bombeiro civil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio