Nesta quinta-feira (15), a Câmara Municipal de Parauapebas abriu oficialmente os trabalhos legislativos de 2024. Em sessão solene, os vereadores apresentaram informações sobre seus mandatos, expressaram suas expectativas e citaram ações que pretendem executar em favor da população durante o ano.
Na abertura da solenidade, um vídeo foi exibido com um balanço das ações do Legislativo em 2023, o ano mais produtivo da CMP até o momento, com mais de 1.300 proposições apreciadas. Além disso, diversas ações foram realizadas por meio do projeto Câmara do Futuro, como a criação do Museu do Legislativo e da Escola do Legislativo; realização da Semana do Conhecimento, do programa Vereador Mirim, das do Cursinho Popular e do Cinema Itinerante.
O Legislativo ficou ainda mais próximo da população, com a realização da Câmara nos Bairros, oferecendo serviços de cidadania, saúde, lazer e educação aos cidadãos. Nas três edições do projeto mais de 65 mil atendimentos foram realizados. No final do ano, a transparência das ações do Legislativo também foi reconhecida com o Selo Diamante de Transparência Pública concedido ao site da CMP.
A sessão solene contou com a presença da população, que lotou o plenário central e de autoridades municipais e estaduais. Antes de iniciar, o grupo de carimbó Raízes Parauara realizou uma apresentação no hall do auditório, animando os presentes. A Banda Legis, formada por servidores, apresentou-se no interior do plenário. Já na abertura da sessão, o Coral Encantos, composto por alunos da Escola de Música Waldemar Henrique, realizou a execução dos hinos nacional, do Pará e de Parauapebas. Na sequência, a cantora Lane Neves cantou a canção Consagração. Houve ainda as bênçãos proferidas pelo padre Hudson Rodrigues e pelo apóstolo Romário Santos.
A mesa da sessão solene foi composta pelos membros da Mesa Diretora: presidente Rafael Ribeiro (MDB), vice-presidente Zé do Bode (MDB), primeiro-secretário Francisco Eloecio (Republicanos) e segundo-secretário Josivaldo da Farmácia (PP); pela presidente da OAB Subseção de Parauapebas, Maura Paulino; pelo padre Hudson Rodrigues; apóstolo Romário Santos; pelo Delegado de Polícia Civil, Tales Gadelha; pelo comandante do CPR 14, Coronel Gledson Santos; pelo Comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Adilson Aquino, pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Euler Rony e pelo deputado estadual Ivanaldo Braz.
O ano de 2023 foi avaliado como um período desafiador e muito produtivo pelos parlamentares, que apresentaram dados referentes às suas produções legislativas, bem como as ações realizadas por seus mandatos e solicitações atendidas pelo Poder Executivo. As eleições municipais também estiveram em destaque nos pronunciamentos.
O presidente da CMP, Rafael Ribeiro, agradeceu a parceria dos vereadores e dos servidores da Casa de Leis nos trabalhos legislativos de 2023, “um ano de muitos desafios, de muitas conquistas e muitos sonhos realizados, onde a Câmara esteve lado a lado com a população”.
Para 2024, as expectativas são de mais trabalho e mais realizações. “Continuaremos trabalhando lado a lado com a nossa população, ouvindo nossa gente e construindo com o povo de Parauapebas a cidade que nós queremos e sonhamos para o futuro”, finalizou Rafael Ribeiro.
A partir da próxima semana retornam as sessões ordinárias, que são realizadas todas às terças-feiras, às 9 horas.
Mín. 25° Máx. 38°