23°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS ATUAÇÃO FIRME

“Não fomos eleitos para sermos meros carimbadores de papel”, afirmou Anderson Moratório em Sessão Solene da Câmara Municipal

Anderson Moratorio deixou registrado em seu pronunciamento que completou 1 ano de mandato parlamentar, tendo realizado em dezembro de 2023 a primeira Prestação de Contas do “Nosso Mandato”.

16/02/2024 às 13h46 Atualizada em 16/02/2024 às 14h06
Por: Redação Fonte: Francesco Costa
Compartilhe:
“Não fomos eleitos para sermos meros carimbadores de papel”, afirmou Anderson Moratório em Sessão Solene da Câmara Municipal

‘’Tenho a sincera esperança de que nossa condução participativa, respeitosa, compreendendo as diferenças e buscando pontos de união, se reflita em nossas ruas, casas e locais de trabalho’’, assim o vereador Anderson Moratorio encerrou, sob aplausos, seu discurso feito da tribuna da Câmara Municipal de Parauapebas, em Sessão Solene realizada na manhã desta quinta-feira, 15, sob os olhares de grande público que prestigiava a reabertura dos trabalhos legislativos.

‘’Reitero, pois, o compromisso de verear por mais este ano o ritmo dessas entregas. É com essa regra do jogo simples, essencial, que vamos fazer nosso papel de legislar e aprovar todas as matérias que forem de interesse de Parauapebas’’, disse o vereador, citando que 2024 chegou, ano que ele qualifica como sendo de renovação de projetos, metas e perspectivas.

Anderson Moratorio deixou registrado em seu pronunciamento que completou um ano de mandato parlamentar, tendo realizado em dezembro de 2023 a primeira Prestação de Contas do “Nosso Mandato”. E como Vereador de Parauapebas diz reiterar a crença nos princípios republicanos, vislumbrando que os Poderes Legislativo e Executivo devem ser independentes e harmônicos entre si, e dentro da autonomia legislativa o “Nosso Mandato” vem apresentando e defendendo requerimentos, indicações e projetos de lei que visam o bem à sociedade e o relevante interesse público.

Continua após a publicidade
Anúncio

O parlamentar detalhou que, em apenas 10 meses de mandato, já apresentou: 13 Requerimentos, 43 Indicações, 16 Projetos de Lei, 05 Títulos de Cidadãos Honorários, dentre outros. “Nosso Mandato tem buscado o diálogo junto à comunidade, defendido a participação e o controle social, solicitado do Poder Executivo esclarecimentos e transparência nas políticas públicas com foco especial na cultura, esportes, saúde e educação”, enfatizou Moratorio, dando por certo que esse exemplo de boa política e de honradez com os compromissos assumidos dado por esta Casa, marcando o ano de 2023 e permitindo a conquista de tantos avanços, também será a tônica de 2024.

O vereador lembrou que no início do “Nosso Mandato”, exercendo a independência do Mandato Legislativo, apresentou Moção de Repudio à gestão da Secretaria Municipal de Saúde, denunciando a péssima gestão à época, reivindicando melhorias na saúde pública, apresentando também a necessidade de ampla discussão e participação popular no processo de terceirização da gestão do HGP, propondo Audiência Pública, pleiteando também que a Secretaria de Saúde apresentasse o Plano Estratégico de Atividades e Ações. E mensura que foi o parlamentar que apresentou a maior Emenda Parlamentar em prol da efetivação dos Agentes Comunitários de Endemias, além do posicionamento firme em prol da nossa saúde pública, defendendo maior transparência da gestão dos recursos de saúde.

Educação e Cultura

Na educação, o vereador Anderson Moratorio, por meio do “Nosso mandato, defendeu a valorização dos profissionais da educação, reivindicou merenda e transporte escolar de qualidade, arguiu por transparência na aplicação dos recursos públicos destinados à educação, solicitou a compensação com horário especial aos professores e demais servidores que tenham dependentes com deficiência de qualquer natureza e tem prezado por uma educação pública e de qualidade.

“Temos apresentado nesta Casa, as reivindicações dos segmentos da sociedade, na defesa das políticas culturais visamos a implantação e fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura”, cita Anderson Moratorio, contando que, no campo Cultural, “Nosso Mandato” conquistou a aprovação e concessão de vários títulos de utilidade pública as organizações da sociedade civil com atuação na área cultural e social.

Defendeu também a inclusão do Círio de Nazaré do Núcleo Urbano de Carajás, do Festival de Música de Parauapebas, dos Festejos e Arraias Comunitários no Calendário Oficial de Eventos do Município. Foi incisivo reivindicando do Executivo a manutenção, funcionamento e fortalecimento da Escola de Música e do Museu de Parauapebas.

ORÇAMENTO E TRANSPARÊNCIA

Na discussão da LOA, o vereador Anderson Moratorio,  defendeu com veemência a realização de Audiência Pública visando possibilitar a participação popular na discussão do orçamento municipal. Apresentando emendas destinando recursos para Saúde e para várias organizações da sociedade civil visando o desenvolvimento e oferta de projetos culturais, esportivos e sociais em prol das comunidades mais carentes. “É fundamental relembrar que nossa Constituição Federal garante ao Poder Legislativo o direito de discutir, modificar, emendar, para somente aí aprovar a peça orçamentária do Poder Executivo”, salienta Anderson Moratorio, lembrando que o orçamento do município pertence a todos e todas, não apenas ao Executivo, porque, se assim o fosse, a Constituição não determinaria a necessária participação do Poder Legislativo em sua confecção e final aprovação.

Na leitura do vereador “o orçamento é de todos: não é, e nem pode ser de autoria exclusiva do Executivo e muito menos de uma burocracia técnica, que, apesar do seu preparo não foi eleita para escolher as prioridades do povo”. E além disso, tem atuado no fortalecimento do terceiro setor, defendendo a participação e o controle social, e apresentado várias proposições oriundas da própria comunidade, de iniciativa do próprio terceiro setor. Se propondo e portando como o veículo institucional para ecoar a voz e os interesses da comunidade, da sociedade civil organizada.

“Nas discussões de final de ano, ‘no apagar das luzes’, fomos firmes em nos posicionamos contrário ao endividamento do Município, evitando mais empréstimos e comprometimento das finanças da nossa Cidade”, lembrou Moratorio, lembrando que já chegamos a mais um ano eleitoral, quando diz rogar a Deus que ilumine a população para avaliar os mandatos de todos os parlamentares durante suas respectivas atuações em toda a legislatura.

Anderson chama a atenção ainda para o fato de que, neste ano, teremos a escolha de um novo Chefe do Poder Executivo, e diz que, enquanto vereador e cidadão está reflexivo assim como o povo também está, e diz acreditar que ao tomarmos nossa decisão, teremos feito pensando no bem de nossa querida Parauapebas.

“Por fim, nesta fala de abertura dos trabalhos legislativos, reafirmo que continuamos o Nosso mandato de forma independente, não esperem uma fidelidade cega e submissa, pois não fomos eleitos para sermos meros carimbadores de papel, mais para legislar e fiscalizar a atuação do Poder Executivo, defendendo políticas públicas para toda a nossa população, o povo espera, sim, independência e somatório de esforços sempre a favor da nossa cidade”, encerrou Anderson Moratório.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 27°

Ter 30°C 22°C
Qua 32°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio