21°C 34°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Banco Interamericano de Desenvolvimento realiza primeira missão de 2024 para vistoria das obras do Prosap

A missão BID é uma ação recorrente ao longo do programa de saneamento de Parauapebas, que conta com financiamento do banco, o objetivo é acompanhar presencialmente o andamento das obras e fazer alinhamentos estratégicos com as equipes do Prosap.

Redação
Por: Redação
25/01/2024 às 14h22
Banco Interamericano de Desenvolvimento realiza primeira missão de 2024 para vistoria das obras do Prosap
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciou nessa terça-feira, 23, a primeira missão de 2024 para vistoriar o andamento das obras do Projeto Ilha do Coco, desenvolvido pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).
 
A comitiva, composta por representantes do BID e acompanhada por equipes do Prosap, deu início à visita com uma inspeção no Residencial Flor de Carajás, onde o Prosap executa obras de infraestrutura para futura construção de mais de 700 unidades habitacionais, das quais 300 serão para atendimento direto do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Ilha do Coco; as demais unidades também serão destinadas às famílias que residem em áreas de risco, dentro da abrangência das intervenções do Prosap no município. 
 
Durante a manhã, o grupo visitou também as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tropical e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vale do Sol, recentemente reformada e ampliada pelo Prosap, e entregue para operação ao Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).
 
O roteiro da visita incluiu, ainda, a Escola de Educação Infantil Cora Coralina, no Residencial Vale do Sol, e as obras de infraestrutura e esgotamento sanitário nos bairros Liberdade, União e Rio Verde, todas em fase final de conclusão.
 
À tarde, a equipe do banco concentrou-se nas obras da Etapa II, onde estão sendo desenvolvidas obras de infraestrutura e esgotamento sanitário no bairro Beira Rio II. Além disso, foram visitadas as futuras áreas de obras conhecidas como Etapa III e Etapa IV - no trecho do Igarapé Guanabara. A visita foi encerrada no Complexo Turístico de Parauapebas.
 
Daniel Benguigui, coordenador da Unidade Executora do Prosap (UEP), destacou: "Esse é mais um momento em que o BID vem in loco fiscalizar as obras que o Prosap vem fazendo. Isso é uma segurança maior para garantir a qualidade na execução das obras e para a continuidade do programa."
 
Tiago Pena, chefe da missão BID, expressou sua satisfação com os resultados até agora, mencionando: "O BID está satisfeito com o que viu hoje, algumas observações pontuais sempre visando melhorar a execução das obras, mas nós entendemos que as obras estão sendo bem executadas. Temos um longo caminho pela frente, muita obra para ser iniciada e realizada, mas o BID está aqui para ajudar a prefeitura e o Prosap a concluir satisfatoriamente as obras para a população de Parauapebas."
 
A Missão BID continua em Parauapebas nesta quinta-feira, 25
A missão do BID continuará no município até esta quinta-feira, 25. Durante esse período, estão programadas reuniões internas entre as equipes do BID e do Prosap, visando dar continuidade aos trabalhos da missão. Essas reuniões serão fundamentais para alinhar estratégias, discutir observações feitas durante as visitas de campo e garantir o andamento eficiente do projeto.
 
O Prosap tem o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Parauapebas, especialmente, nas áreas de abrangência do programa. Esse relacionamento próximo com o agente financiador, ajuda na dinâmica de trabalho para que os objetivos sejam alcançados, garantindo, assim, o sucesso e a eficiência das intervenções em curso.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Luana Rodrigues
CULTURA Há 1 semana

Festival Junino Jeca Tatu 2026 começa com casa cheia, concurso de misses e valorização da cultura popular em Parauapebas

Primeira noite do evento reuniu milhares de pessoas na Praça dos Esportes Radicais, destacou as representantes das quadrilhas juninas e reforçou o impacto da festa na economia e no fortalecimento das tradições culturais

Antônio Francisco Leal Junior foi localizado e preso no Bairro Betânia
POLÍCIA Há 3 semanas

Conhecido como “Sapinho” é preso em Parauapebas suspeito de manter ex-companheira em cárcere privado

Mulher teria permanecido por cerca de uma semana em poder do investigado, sofrendo agressões físicas, ameaças e impedida de deixar o imóvel; prisão ocorreu durante desdobramentos da Operação Escudo Feminino III

Reprodução/ Redes Sociais
Utilidade Pública Há 3 semanas

Águas do Pará anuncia manutenção programada na captação de água bruta na próxima terça-feira (23); veja bairros impactados

Moradores das áreas atendidas pelo sistema devem reservar água para o período da intervenção, que ocorrerá das 6h às 14h.

Foto: Divulgação
TRANSPARÊNCIA Há 4 semanas

Prefeitura de Parauapebas esclarece diligência de órgãos de controle e reafirma compromisso com a transparência

Administração municipal informa que forneceu todos os documentos solicitados durante ação realizada por representantes do Ministério Público e do Gabinete de Segurança Institucional

Foto: Divulgação
SEGURANÇA Há 4 semanas

Prefeitura de Parauapebas lança campanha “Vidas por um Fio” para combater acidentes com cerol e linha chilena

Ação da Semsi, Guarda Municipal e DMTT reforça conscientização, fiscalização e proteção de motociclistas, ciclistas e pedestres durante o período de férias