32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS ATAQUE CONTRA PF

Operação da Polícia Federal fecha garimpos ilegais em Parauapebas e Curionópolis

Moradores da Vila Sanção bloquearam acesso da estrada com pneus e pedras e lançaram rojões contra helicóptero da PF durante a ação de fiscalização.

18/01/2024 às 15h00
Por: Redação Fonte: G1 PA
Compartilhe:
Operação da Polícia Federal fecha garimpos ilegais em Parauapebas e Curionópolis

Uma operação federal fechou garimpos ilegais que ofereciam risco às linhas de transmissão de energia elétrica em Parauapebas e Curionópolis, no sudeste do Pará. Sete pessoas foram presas em flagrante por crimes ambientais. Os agentes também apreenderam e inutilizaram maquinários.

Segundo a PF, houve forte resistência em Parauapebas. Nas proximidades dos garimpos, moradores de uma vila bloquearam o acesso da estrada com pneus e pedras. Eles também lançaram rojões e pedras contra o helicóptero da PF.

A ação foi na quarta-feira (17), envolvendo policiais federais e equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental e policiais militares de Parauapebas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os pontos de garimpo ilegal de ouro foram encontrados no Rio Novo e Igarapé Gelado, em Parauapebas e Curionópolis - região que já tinha sido alvo de outras operações recentes.

No total, foram apreendidas duas máquinas carregadeiras; 16 motores hidráulicos; uma draga e três mil litros de diesel.

Os maquinários avalizados em R$1,5 milhão tiveram de ser inutilizado devido à impossibilidade de remoção, segundo a PF.

A PF informou que as operações tiveram também apoio da Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente (Damaz), da PF, e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CURIONÓPOLIS - PA
CURIONÓPOLIS - PA
Sobre o município Curionópolis é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se estatisticamente na Região Geográfica Intermediária de Marabá e na Região Geográfica Imediata de Parauapebas. Possui uma população estimada de 17.846 habitantes distribuído em 2.369 km² de extensão territorial. O município é notório por abrigar o distrito de Serra Pelada, que foi o local de operações do maior garimpo a céu aberto do mundo, durante a década de 1980.
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio