29°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral MEIO AMBIENTE

Estado avança na elaboração do Plano de Manejo da APA Triunfo do Xingu

Com a entrega do documento, mais de 1,6 milhão de hectares passam a ter regras que vão favorecer o desenvolvimento sustentável e a melhorar a vida ...

28/11/2023 às 19h40
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: GRX/IDEFLOR-Bio
Crédito: GRX/IDEFLOR-Bio

Mais uma etapa para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, no sudeste paraense, foi concluída nesta terça-feira (28). O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e a empresa Con&Sea promoveram, durante dois dias, uma Oficina de Zoneamento para discutir e definir as diretrizes de uso e ocupação do território, no município de São Félix do Xingu.

O evento contou com a participação do gerente da Região Administrativa do Xingu, Denimar Rodrigues, especialistas e representantes da comunidade local. O encontro faz parte de um amplo processo de elaboração do Plano de Manejo da APA Triunfo do Xingu, conforme determina o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), o qual estabelece os procedimentos para a criação e gestão das Unidades de Conservação (UCs), incluindo as APAs. A Oficina de Zoneamento promoveu a discussão das diretrizes de uso e ocupação do território

Já haviam sido realizadas oito Oficinas de Diagnóstico Participativo, em novembro de 2022, e a Avaliação Ecológica Rápida, em julho de 2023. Essas etapas resultaram nos Diagnósticos Socioeconômico e Físico-Biótico da APA, que forneceram informações valiosas para embasar o processo de zoneamento.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a oficina foram utilizadas as informações e os mapeamentos produzidos nos diagnósticos para orientar as discussões e deliberações sobre as diferentes zonas e usos previstos para a APA Triunfo do Xingu. A metodologia adotada buscou garantir a participação ativa de todos os envolvidos, promovendo a construção do zoneamento de forma colaborativa e democrática.

“O zoneamento é uma etapa crucial para a gestão adequada da APA, pois permite a definição de áreas prioritárias para conservação, áreas de uso sustentável e áreas de ocupação restrita. Essa delimitação contribui para a proteção da biodiversidade, a promoção do desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais”, afirmou Denimar Rodrigues.

Ações em 2024- Após a conclusão do zoneamento participativo, o próximo passo será a realização de mais duas oficinas, previstas para janeiro e fevereiro de 2024. O Plano de Manejo será finalizado, resultando na entrega de um documento técnico completo, um Resumo Executivo e uma cartilha para ampla divulgação.

O diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação, Clésio Santana, enfatizou que a elaboração do Plano de Manejo da APA Triunfo do Xingu é um processo complexo, que demanda a integração de diversos órgãos e a consideração de múltiplos aspectos socioambientais. “No entanto, é um passo fundamental para garantir a conservação desse importante patrimônio natural, promovendo o equilíbrio entre a proteção da natureza e o desenvolvimento sustentável da região”, frisou.

A APA Triunfo do Xingu foi criada pelo Decreto Estadual 2.612, no dia 4 de dezembro de 2006. É uma UC de Uso Sustentável, com mais de 1,6 milhão de hectares. Sua área possui grande importância ecológica, com uma rica diversidade de fauna e flora, e abrange uma extensa área de floresta amazônica, onde residem inúmeras comunidades tradicionais que dependem dos recursos naturais para sua subsistência.

Segundo o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, “com a conclusão do Plano de Manejo espera-se que a APA Triunfo do Xingu possa ser efetivamente protegida e gerida de forma sustentável, garantindo a conservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades locais. A participação ativa da sociedade nesse processo é essencial para o sucesso das ações de conservação e para a construção de um futuro mais equilibrado e justo para todos”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 16h10 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Sáb 27°C 22°C
Dom 28°C 21°C
Seg 29°C 22°C
Ter 28°C 22°C
Qua 25°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio