22°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS INCLUSÃO

Legislativo de Parauapebas aprova três projetos voltados para inclusão de pessoas com deficiência

Os projetos regulamentam placas de identificação em Braille, implementam dispositivos sonoros no transporte público e e facilitam denúncia sobre violação de vagas especiais.

08/11/2023 às 12h52 Atualizada em 08/11/2023 às 13h07
Por: Redação
Compartilhe:
Legislativo de Parauapebas aprova três projetos voltados para inclusão de pessoas com deficiência

Três projetos de lei de autoria do vereador Zé do Bode (MDB) foram aprovados na sessão ordinária de terça-feira (31) da Câmara Municipal de Parauapebas. Os projetos são voltados para melhorias e políticas de inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs) no município.

Placas de identificação em Braille

O Projeto de Lei nº 200/2023 institui a implantação de placas de identificação em Braille nas portas de salas e gabinetes das repartições públicas e privadas, acima de 1 mil m². A delimitação foi aprovada em emenda modificativa, por orientação da procuradoria da Casa.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o parlamentar, a medida “é uma prática importante para tornar esses espaços acessíveis aos deficientes visuais. O Braille é um sistema tátil de escrita e leitura que permite que pessoas cegas ou com baixa visão identifiquem informações, como o nome da sala ou gabinete, facilitando sua orientação em ambientes públicos e privados”, informou.

Dispositivo sonoro no transporte público

Já o Projeto de Lei nº 202/2023 dispõe sobre a implantação de dispositivo sonoro nos transportes coletivos municipais que facilite o embarque e desembarque de deficientes visuais. Segundo o texto, os dispositivos sonoros devem alertar sobre itinerários, numeração da linha, pontos de parada e terminais.

“Esses dispositivos ajudam os deficientes visuais a identificar informações importantes durante o embarque e desembarque, tornando sua experiência de viagem mais independente e segura”, argumentou Zé do Bode.

Denúncia sobre violação de vagas especiais

Por fim, o Projeto de Lei nº 212/2023 torna obrigatória a indicação do número de telefone para reclamações e denúncias nas placas sinalizadoras de vagas especiais de estacionamento.

O texto prevê que, “caso as vagas especiais se localizem em estacionamento privado, será indicado também o número de telefone do setor responsável pela administração do estacionamento”. Já no caso de vagas especiais em logradouro público, será informado o número de telefone da autoridade de trânsito competente.

“O desrespeito ao uso de vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência é uma violação séria e inaceitável dos direitos dessas pessoas”, destacou o vereador.

Os três projetos de Zé do Bode foram enviados ao Poder Executivo Municipal, para sanção do prefeito Darci Lermen.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h04 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Qui 33°C 24°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio