21°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Cultura PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Parauapebas recebe exposições e oficinas do projeto nacional “Hacklab Volante 2023”

Micro-ônibus adaptado mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante e ficará aberto dias 3 e 4/11

31/10/2023 às 12h11
Por: Redação
Compartilhe:
Parauapebas recebe exposições e oficinas do projeto nacional “Hacklab Volante 2023”

Chega ao município de Parauapebas, o Hacklab Volante, um micro-ônibus adaptado que mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante. O público poderá visitá-lo gratuitamente, interagindo com seu acervo de arte multimídia e gambiarras. No dia 3 de novembro, sexta-feira, o busão estará aberto à visitação no Complexo Turístico de Parauapebas, das 16h às 22h, e no dia 4, sábado, na Usina da Paz, das 8h às 14h.

As visitas serão guiadas por monitores que apresentarão os conceitos científicos e artísticos das obras. Elas duram em torno de 10 minutos e são feitas em grupos de 6 a 8 pessoas. A exposição conta com quase 20 obras de nove artistas, como o próprio Fred Paulino, artista visual e curador, além de idealizador do projeto  (foto no abre do release); os também mineiros Marcelo Kraiser e Sara Lana; o paulista Arthur Joly;  e o argentino Jorge Crowe, entre outros (veja lista completa no final).

Além das obras em exposição, o projeto leva conteúdos educativos, experiências eletrônicas,  incentivo ao uso de fontes de energia sustentável e demonstrações de funcionamento de materiais eletroeletrônicos e manejo de ferramentas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Também fazem parte do Hacklab Volante os “Businhos”, oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos. Em Parauapebas, os “Businhos” vão acontecer na Escola Municipal Paulo Fonteneles, na Escola Municipal Mário Lago e na Escola Municipal Terezinha de Jesus. A metodologia adotada estimula a criatividade e o espírito inventivo dos participantes, com construção e customização de um adereço em formato de ônibus, contendo LED’s pisca-pisca e componentes eletrônicos.

E atenção: os próximos destinos do Hacklab Volante no Pará são Marabá (10 e 11/11) e Belém (13 a 24/11) com paradas em Icoaraci, Usina da Paz Icuí-Guajará, Complexo Ver-o-Rio, Praça da República e Mosqueiro. O tour teve início em Minas Gerais e já passou pelo Maranhão até chegar em terras paraenses, onde passou por Tucumã e Canaã dos Carajás.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 05h04 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Qui 33°C 24°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio