32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

REGIONAL DEMOROU MAS SAIU

Obra que levou 36 anos para ficar pronta vai melhorar o transporte de cargas no Brasil

Depois de erros técnicos, mudança de traçado, escândalos de corrupção e muitas inaugurações parciais, a obra Norte-Sul foi concluída pela empresa que opera no trecho central.

29/09/2023 às 22h22 Atualizada em 29/09/2023 às 22h59
Por: Redação Fonte: JN
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Uma obra que levou 36 anos para ficar pronta entrou totalmente em operação, e vai melhorar o transporte de cargas no Brasil. A buzina, ouvida de longe, atrai olhares curiosos e cheios de entusiasmo.

Depois de 36 anos, erros técnicos, mudança de traçado, escândalos de corrupção e muitas inaugurações parciais, a obra Norte-Sul foi concluída.

A ferrovia tem quase 2.300 quilômetros de extensão e foi dividida em duas partes. A primeira, pronta desde 2010, vai de Palmas, no Tocantins, a Açailândia, no Maranhão, com um custo de R$ 2,6 bilhões. Já o trecho de Estrela do Oeste, em São Paulo, ao Tocantins custou cerca de R$ 11 bilhões. A ferrovia foi finalizada este ano, depois que a concessionária Rumo venceu o leilão e assumiu o lote em 2019.

Continua após a publicidade
Anúncio

A interligação completa por trilhos entre quatro das cinco regiões brasileiras. A operação é em caráter de comissionamento, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. Isso significa que os trens podem rodar em velocidade reduzida. O Ibama deve fazer uma vistoria nos próximos dias. A composição com 112 containers saiu de Cubatão, em São Paulo, na malha paulista, seguiu desbravando o centro do país - de paisagem plana, vegetação de Cerrado, pastos e áreas de lavoura -, levando defensivos agrícolas, algodão e peças importadas para fabricação de carros. O destino dessa primeira viagem é o Porto Seco, de Anápolis, que passou por uma grande adaptação no último ano para abrigar um terminal de contêineres.

Uma locomotiva com 80 vagões pode substituir 170 carretas e fazer viagens longas. Ares de modernidade para um projeto tão antigo.Uma locomotiva com 80 vagões pode substituir 170 carretas e fazer viagens longas. Ares de modernidade para um projeto tão antigo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 15h04 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 37°

Sáb 36°C 25°C
Dom 35°C 23°C
Seg 36°C 20°C
Ter 36°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio