30°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral EXERCÍCIO DE CIDADAN

Fundação Cultural aproximou leitores e escritores na Feira do Livro e das Multivozes

No estande da FCP, mais de duas mil pessoas, de todas as idades, participaram de atividades e conversaram com escritores paraenses

19/09/2023 às 08h36
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Fundação Cultural do Pará (FCP) promoveu mais de 40 atividades de incentivo à arte e literatura na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, encerrada no domingo (17), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Mais de duas mil pessoas passaram pelo estande da Fundação, onde houve lançamento de livros, sessões de autógrafos e rodas de conversa. Os encontros abordaram temas da Amazônia e da produção literária do Pará feita por mulheres.

A FCP também ofereceu uma programação especial para o público infantil, aos sábados e domingos, para fomentar o hábito da leitura. Os escritores Maciste Costa e Eli Galvão estiveram no estande falando sobre seus livros infantis e pedindo às crianças para contarem suas histórias. Escritores e leitores vivenciaram a mesma atmosfera mágica proporcionada pela literatura

Segundo Maciste Costa, os livros têm um papel fundamental no crescimento de um indivíduo. “A literatura infantil é algo extremamente importante. Nós sabemos que não só os infantis, mas todos os livros são importantes. Sem isso, nós não evoluímos, não vamos para lugar nenhum, a gente fica estagnado”, disse o escritor.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ele acrescentou que “a literatura infantil é a porta para que se crie o hábito de leitura. A gente sabe que o livro inspira as pessoas, e dá capacidade para criar suas próprias histórias. Ele tem a capacidade de transformar o mundo”.

Na Arena das Artes, as crianças assistiram ao teatro de bonecos e às contações de histórias. As mais de 10 apresentações cênicas abordaram o universo das histórias infantis. Um trabalho de incentivo à leitura que a Fundação Cultural leva aos 144 municípios do Estado por meio do Programa “Leitura Por Todo Pará”. Programação infantil movimentu o estande da FCP

Encontro literário– As rodas de bate-papo tiveram a participação de três escritores paraenses, premiados nacionalmente. Airton Souza, Edyr Augusto e Monique Malcher conversaram sobre suas trajetórias e seus desafios na literatura. O encontro foi mediado pela coordenadora de Promoção Editorial, Neila Garcês.

Airton Souza disse que “ter participado foi uma possibilidade de trazer à tona um pouco das experiências que tive com o livro, a leitura e as literaturas ao longo desses 23 anos dedicados ao livro. Vivenciar um momento ímpar que celebra as multivozes das Amazônias. E principalmente trocar experiência com Monique Malcher e Edyr Augusto, que são admiráveis”.

Para Neila Garcês, a presença do escritor no debate sobre o fazer literário mostra a prática da produção literária como um exercício de cidadania. “Ser cidadão, muitas vezes, está relacionado à promoção de ideias, à partilha de informação e de conhecimento. Ter esses três escritores, que têm percorrido uma longa estrada na vida da literatura, é uma forma de trazer a aproximação deles com o público e democratizar esse debate sobre a expressão literária paraense de alto nível”, ressaltou.

Texto: Jhullyele Santos - Ascom/FCP

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Ter 34°C 21°C
Qua 35°C 22°C
Qui 34°C 21°C
Sex 33°C 21°C
Sáb 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio