O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, aderiu à campanha nacional “Setembro Amarelo”, que alerta para a importância da prevenção ao suicídio e promove diálogo sobre o tema. O “Setembro Amarelo” é uma oportunidade para lembrar a atenção com a saúde mental, ressaltando que a prevenção ao suicídio começa com o diálogo, a empatia e o apoio às pessoas que enfrentam dificuldades emocionais. No ano passado, o HRPM realizou mais de 4.400 atendimentos em Psicologia.
Seguindo o princípio de integração entre Atenção e Gestão da Política Nacional de Humanização (PNH), a unidade hospitalar, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), durante a semana realizou ações de educação em saúde nas recepções do Ambulatório e da Hemodiálise, ministradas pelas psicólogas Joliane Cruz e Maíra Cecyanne Costa. Além da palestra, foi distribuído material informativo.
Também foram ministradas palestras informativas e realizadas dinâmicas sobre a temática na Praça Frei Dolsé. Joliane Cruz informou que neste ano a mobilização nacional tem o lema “Se precisar, peça ajuda!”.
No Hospital, a ação foi direcionada aos funcionários, usuários, acompanhantes e a outros interessados. Foram realizadas ainda dinâmicas para envolver o público-alvo, incluindo roleta dos mitos e verdades sobre saúde mental; simulação “estoure sua dor”, utilizando balões, e entrega de “doces de alegria” com frases motivacionais, doação de brindes e fita amarela da campanha.
De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), o suicídio é a quarta principal causa de mortalidade entre brasileiros com idades entre 15 e 29 anos, ficando atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Os dados da OMS também indicam que o suicídio é a segunda causa mais comum de morte entre jovens em todo o planeta, sendo superada apenas pelos acidentes de trânsito.
Aprovação- Marcilene Machado, 36 anos, acompanhou um dos momentos da ação e disse que a iniciativa representa um acolhimento à população com adoecimento mental. “Acho muito importante ser divulgado esse tema, considerando que temos pré-adolescentes, adolescentes e pessoas de todas as faixas etárias que passam por momentos difíceis e têm sua saúde mental abalada. Devido às dificuldades do cotidiano, falar sobre esse tema pode proporcionar um sentimento de acolhimento a essas pessoas. A ação pode ajudar muita gente”, disse a professora Marcilene.
O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Paráa administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS) - Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Serviço:O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (91) 3783.2140/3783.2127.
Texto: Ascom/HRPM
Mín. 24° Máx. 40°