23°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral INFRAESTRUTURA

Estado valoriza a cultura da região Nordeste com a entrega do pórtico de Curuçá

A obra executada pela Seop vai abrigar uma sala para fiscalização de tributos da prefeitura e um posto da Guarda Municipal

15/09/2023 às 23h05
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Bruno Carachesti / Agência Pará
Crédito: Bruno Carachesti / Agência Pará

Um novo pórtico dá as boas-vindas a quem chega ao município de Curuçá, no nordeste paraense, a partir desta sexta-feira (15). Localizado a mais de 107 quilômetros de Belém, a capital do Estado, Curuçá agora dispõe de um monumento de entrada, com símbolos locais, que incentivam a conscientização ambiental e promovem o turismo.

O pórtico foi entregue pela vice-governadora Hana Ghassan e o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral. Vice-governadora Hana Ghassan na entrega do pórtico, que dá boas-vindas aos visitantes de Curuçá

“Estou muito feliz de estar nesse município e entregar esse pórtico, que tem uma referência muito forte da cultura de Curuçá. É um sonho dos moradores que se realiza agora, e também vai ajudar, cada vez mais, a incentivar o turismo no município, que é importante na geração de emprego e renda pra população de Curuçá”, ressaltou a vice-governadora.

Continua após a publicidade
Anúncio

As obras no pórtico foram executadas por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e a Prefeitura Municipal, no valor de R$ 526.941,34.

O titular da Seop, Ruy Cabral, destacou os investimentos na infraestrutura da sede municipal. “Eu fico muito feliz em estar retornando ao município de Curuçá, onde já estivemos contribuindo com a orla, os asfaltos e escolas para esse povo que tanto precisa. Agradeço ao nosso governador, a nossa vice-governadora, aos trabalhadores que aqui colocaram suas mãos e se dedicaram em uma obra tão bacana, como a construção deste pórtico”, disse Ruy Cabral.

Dentre os itens escolhidos no projeto se destaca um grande matapi (instrumento artesanal para captura de camarão), representado por peças em madeira e sustentado por uma treliça metálica, que tem em seu interior um camarão modelado em resina acrílica. Moradora Izidete Oliveira: obra é privilégio para o povo

A moradora Izidete Ribeiro de Oliveira falou sobre a importância e a beleza da obra para o povo de Curuçá. “Achei esse pórtico maravilhoso! Não poderia ter uma obra tão grandiosa igual a essa, e isso é um privilégio para o povo de Curuçá. Parabenizo a todos aqueles envolvidos nesse grande evento. Não poderia ser em outro lugar, a não ser aqui, nessa beleza do Rio Quente, que é onde eu também conheço cada pedacinho. Estou maravilhada, e acredito que não só eu, mas toda a comunidade do 58 e toda Curuçá”, disse a moradora.

Estrutura- Além da função arquitetônica, representando os símbolos municipais, o pórtico vai abrigar uma sala para fiscalização municipal de tributos e um posto da Guarda Municipal, além de servir de controle de entrada e saída do município.

O prefeito de Curuçá, Jefferson Ferreira (conhecido por Tarrafa), agradeceu a parceria com o governo do Estado pelos investimentos.

Secretário Ruy Cabral ressaltou outros investimentos“O município de Curuçá tem 266 anos, e nós, como curuçaenses, hoje estamos entregando para o povo a identidade do nosso município, o portal de entrada, onde também está sendo identificada toda a simbologia da nossa Bandeira municipal. Estão no Muzuá, um utensílio de pesca dos pescadores curuçaenses. Estão os símbolos da Bandeira, como cocaia indígena e o berimbau, e também o camarão, a pescada amarela. São sonhos de gerações, que passaram no nosso município e hoje, com a graça de Deus. Eu quero agradecer ao governador Helder Barbalho, à vice-governadora Hanna Ghassan, e ao deputado federal Hélio Leite pela emenda parlamentar, e também pelas conquistas que o município de Curuçá vem recebendo hoje com as bênçãos de Nossa Senhora do Rosário, que é o Círio de Curuçá”, enfatizou o gestor municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 23h24 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Qua 27°C 22°C
Qui 28°C 22°C
Sex 28°C 22°C
Sáb 27°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio