30°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral SAÚDE

Unidade Materno - Infantil da Santa Casa completa 10 anos com conquistas

Nesse período, a maternidade registra 90 mil partos realizados e cerca 10 milhões de exames laboratoriais, números dignos de uma cidade

15/09/2023 às 13h35
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Unidade Materno-Infantil Almir Gabriel da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) poderia estar entre os 20 municípios mais populosos do Pará, se considerados os mais de 90 mil partos realizados, desde o início de seu funcionamento no ano de 2013. O número de exames laboratoriais também é alto: cerca de 10 milhões.

A Unidade cumpre seu papel, tanto em relação ao grande volume de pacientes atendidos, quanto na qualidade do atendimento. A médica Marília Luz, que coordena a maternidade da Santa Casa, ressalta os avanços na assistência às gestantes.

"A mudança da maternidade para a Unidade Almir Gabriel trouxe vários benefícios devido à modernidade dos equipamentos, que garantiu uma assistência de melhor qualidade; e melhorias no mobiliário, que trouxeram mais conforto para as pacientes e para a equipe de saúde. Com a entrega do (prédio) Almir Gabriel nós conseguimos uma UTI Materna, com 10 leitos exclusivos para a obstetrícia, o que reduziu o tempo de espera de UTI e contribuiu inclusive para a redução da mortalidade materna", informa Marília.

Continua após a publicidade
Anúncio

Kayllane Furtado, de 21 anos, é uma das pacientes atualmente internadas na UTI materna da Santa Casa. Ela apresenta uma grave anemia e está hospitalizada há 6 dias. Grávida do segundo filho, ela atribui a melhora que apresenta à qualidade do atendimento que vem recebendo na UTI.

"É a segunda vez que sou internada na Santa Casa por conta de problemas de saúde durante a gestação. Dessa vez foi mais grave e precisei vir pra UTI. Cheguei me sentindo muito mal, mas estou sendo muito bem cuidada por toda a equipe, e monitorada por todos os equipamentos possíveis. Graças a Deus o meu bebê está bem e eu já estou me sentindo bem melhor", afirma a paciente.

Além da UTI Materna, nos oito andares de serviços, a unidade abriga setores assistenciais de urgência e emergência obstétrica, maternidade, unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica; e unidades de cuidados intermediários, também voltadas a recém nascidos prematuros ou de baixo peso nascidos e transferidos para a Santa Casa.

São mais de 21 mil metros quadrados, aparelhados com equipamentos modernos que asseguram a melhor assistência aos pacientes, como destaca a diretora da área assistencial da Santa Casa, a médica Norma Assunção.

"Com a entrega, há 10 anos, desse novo prédio, a Santa Casa avançou em modernidade no cuidado, trazendo uma assistência mais humanizada, com espaços dignos para os pacientes serem atendidos com conforto e cumprindo com o que a legislação dispõe. Isso trouxe melhorias nessa assistência e alavancou vários processos internos que até hoje contribuem para uma assistência segura e de qualidade para o nosso Estado.", afirma a diretora.

A unidade tem 361 leitos instalados na Unidade Almir Gabriel, que representam quase 80% do total de leitos de toda a Santa Casa. Os serviços disponíveis na Unidade também incluem um heliponto, além do Banco de Leite Humano da Santa Casa, setor de diagnóstico por imagem e laboratório para o atendimento dos pacientes internados e também para os pacientes acompanhados ambulatorialmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 35°

Dom 35°C 23°C
Seg 35°C 21°C
Ter 35°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Qui 35°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio