23°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

SAÚDE SAÚDE

Primeira cirurgia ortopédica por vídeo é realizada na rede pública em Canaã dos Carajás

O procedimento foi feito em um paciente de 21 anos que teve um ligamento do joelho reconstruído e teve duração de aproximadamente 60 minutos.

26/07/2023 às 15h21
Por: Redação Fonte: Amanda Carvalho
Compartilhe:
Primeira cirurgia ortopédica por vídeo é realizada na rede pública em Canaã dos Carajás

Aconteceu no Hospital Municipal Daniel Gonçalves na última segunda-feira (24) a primeira cirurgia ortopédica por vídeo por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em Canaã dos Carajás. O procedimento foi feito em um paciente de 21 anos que teve um ligamento do joelho reconstruído e teve duração de aproximadamente 60 minutos.

O médico-cirurgião Alan Barros é ortopedista e especialista em joelhos, conta como o procedimento foi realizado. “Foi realizada pela primeira vez no nosso município, uma cirurgia videoartroscopica para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho. É uma cirurgia bastante inovadora que já vem sendo realizados em grandes centros de saúde do país. É uma cirurgia realizada por vídeo que demanda um material específico. Nesse procedimento, retiramos o enxerto do próprio paciente, que a gente chama de enxerto autólogo, e através desse enxerto por videoartroscopia, nós conseguimos realizar uma reconstrução ligamentar desse paciente, trazendo uma e  stabilidade ligamentar para ele, evitando assim, suas instabilidades posteriores, não só no seu dia a dia, no seu cotidiano, mas também na prática esportiva que esse paciente possa apresentar, trata-se de um procedimento minimamente invasivo” explicou.

Gizele Moreira, diretora do Hospital Municipal Daniel Gonçalves, explica que já realizavam alguns procedimentos por vídeo e houve uma abrangência no ano de 2023. “O município de Canaã dos Carajás realiza mais de 260 cirurgias por mês, entre eletivas e de urgência. Nós já realizávamos cirurgias por vídeo urológicas e este ano tivemos um grande marco que foi realizar também cirurgias de retirada de vesícula e apêndice por vídeo”. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O município realizava cirurgias por vídeo como, RTU de próstata, cistoscopia e instalação e retirada de duplo J, mas no ano de 2023 os procedimentos foram ampliados e passaram a contar com colecistectomia e apendicectomia e agora mais uma especialidade é implantada. Existe uma triagem para a realização de outros procedimentos ortopédicos, e o hospital está em fase de organização para que essas cirurgias por vídeo sejam realizadas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
Sobre o município Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018.
Parauapebas, PA Atualizado às 23h24 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Qua 27°C 22°C
Qui 28°C 22°C
Sex 28°C 22°C
Sáb 27°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio