22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARÁ OPERAÇÃO

Operação da PF e Ibama em Curionópolis fecha garimpo ilegal que causava poluição ao Rio Novo

Duas escavadeiras, dois motores estacionários e dois mil litros de combustível foram apreendidos. Pela impossibilidade de remoção, todos os itens foram inutilizados.

25/07/2023 às 14h45
Por: Redação
Compartilhe:
Operação da PF e Ibama em Curionópolis fecha garimpo ilegal que causava poluição ao Rio Novo

Um garimpo ilegal foi flagrado poluindo o rio Novo e provocando riscos à rede de transmissão Belo Monte, em Curionópolis, no sudeste do Pará. A Polícia Federal (PF) realizou a desmobilização da atividade garimpeira e divulgou os resultados nesta terça-feira (25).

A operação foi realizada pela Polícia Federal em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Duas escavadeiras, dois motores estacionários e dois mil litros de combustível foram apreendidos. Pela impossibilidade de remoção, todos os itens foram inutilizados.

Continua após a publicidade
Anúncio

Impactos

As linhas de transmissão da usina Belo Monte passam por quatro estados (PA, TO, GO e MG), abastecendo o Sistema Interligado Nacional (SIN), que distribui energia elétrica para todo Brasil.

"O avanço do garimpo em direção às torres de transmissão traz sério risco de desabastecimento ao país", reiterou a PF.

"O garimpo nas margens do rio é responsável pela poluição dos afluentes do rio que abastecem a cidade de Parauapebas e região. Conforme atestado por órgãos ambientais, a bacia hidrográfica local já apresenta alto grau de contaminação por conta do uso irregular de mercúrio. O rio Novo é o mais agredido nos últimos anos, levando poluição ao rio Parauapebas, que fica às margens da Floresta Nacional de Carajás", explicou a polícia.

Se confirmada a hipótese criminal, os responsáveis poderão responder por crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União (extração ilegal de minério), associação criminosa, dentre outros. As investigações seguem em andamento, conforme a corporação.

Histórico

O combate aos garimpos ilegais na região é tema constante de intervenção policiais. De acordo com a PF, as ações atuais são desdobramentos de outras recentes.

Em novembro de 2022 foi deflagrada a operação "Curto-circuito", por conta da ameaça ao outro linhão de 800kva de Belo Monte.

Em fevereiro houve operação em pontos próximos a outro linhão, o Xingu-Rio. Nessa operação, foi feito bloqueio de bens avaliados em R$ 361 milhões.

O local flagrado na segunda-feira (24) fica próximo a pontos que foram alvo da operação Rio Novo, deflagrada em junho deste ano. Na ocasião, Polícia Federal, Ibama e ICMBio cumpriram 21 mandados de busca e apreensão em quatro operações simultâneas na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CURIONÓPOLIS - PA
CURIONÓPOLIS - PA
Sobre o município Curionópolis é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se estatisticamente na Região Geográfica Intermediária de Marabá e na Região Geográfica Imediata de Parauapebas. Possui uma população estimada de 17.846 habitantes distribuído em 2.369 km² de extensão territorial. O município é notório por abrigar o distrito de Serra Pelada, que foi o local de operações do maior garimpo a céu aberto do mundo, durante a década de 1980.
Parauapebas, PA Atualizado às 04h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Seg 35°C 19°C
Ter 36°C 20°C
Qua 36°C 21°C
Qui 36°C 22°C
Sex 36°C 23°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio