23°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

SAÚDE SAÚDE ANIMAL

Adepará mobiliza o campo e a cidade para a prevenção da Brucelose

A vacinação ocorre semestralmente e os animais precisam ser vacinados apenas uma vez na vida.

04/07/2023 às 15h05
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Adepará mobiliza o campo e a cidade para a prevenção da Brucelose

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizou nesta sexta-feira, 30/06, na Agência Sede, em Belém, uma exposição de produtos artesanais de origem animal que possuem registro no Serviço de Inspeção Estadual. O objetivo foi mostrar que a cadeia produtiva do leite é inspecionada e regularmente monitorada para garantir a qualidade desses alimentos que são muito consumidos pela população.

Cinco laticínios de regiões produtoras mostraram sua produção e fizeram degustação de queijos de diversos tipos, além de iogurtes e bebidas lácteas. Participaram os laticínios Fiori di Búfalo (Bujaru), Rancho Galiléu (Castanhal), Maanaim (Conceição do Araguaia), Flor de Minas (Tailândia) e Fazenda São Victor (Salvaterra), todos registrados na Gerência de Produtos Artesanais de Origem Animal. 

A programação fez parte do Dia “B” da Brucelose, um dia dedicado à conscientização sobre a importância da vacinação contra essa doença, uma infecção transmitida de animais para pessoas, principalmente por produtos lácteos não inspecionados. 

Continua após a publicidade
Anúncio

A gerente do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose, Samyra Albuquerque, enfatizou que o trabalho da Adepará garante produtos seguros de serem consumidos pela população e explicou que a Agência fiscaliza desde a produção até a comercialização. “Nós escolhemos este dia para enfatizarmos sobre a Brucelose bovídea. Na programação, junto com a inspeção animal, reunimos os produtos artesanais de origem animal dos nossos produtores para mostrar a importância da vacinação das bezerras de 3 a 8 meses, visto que elas irão fornecer no futuro matéria-prima para produtos de qualidade”, ressaltou a veterinária.

O Dia "B'' da Brucelose chama atenção para a prevenção da doença e para a garantia da sanidade do rebanho paraense, que já é o segundo maior do país com mais de 26 milhões de animais (26.754.388). A medida sanitária mais eficaz, segundo a Adepará, é a imunização das fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade. A vacinação ocorre semestralmente e os animais precisam ser vacinados apenas uma vez na vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 27°

Ter 30°C 22°C
Qua 32°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio