30°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

NOTÍCIAS MAUS TRATOS

Animal morto em cavalgada de Redenção passa por exames periciais

Núcleo de Crimes Ambientais investiga a morte do equino que vaio a óbito enquanto participava de uma cavalgada em uma feira agropecuária.

12/06/2023 às 16h24
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Animal morto em cavalgada de Redenção passa por exames periciais

A Polícia Científica do Pará (PCEPA), por meio do Núcleo de Crimes Ambientais (NCA), realizou a perícia sobre a morte de um cavalo que participava de uma cavalgada de uma renomada e tradicional feira agropecuária no município de Redenção, no Sul do Estado, no último domingo (04). O procedimento foi realizado ontem (9), ao atender solicitação da Polícia Civil (PC), que investiga o caso como forma de indicar se a morte do animal estaria relacionada a situação de maus tratos, uma vez que a perícia criminal veterinária tem sido decisiva nesse tipo de crime.

O trabalho da perícia envolveu, inicialmente, a exumação do corpo do animal para exame de necropsia forense, que foi realizado no aterro sanitário de Redenção, local onde o equino havia sido sepultado, com fins de determinar a causa do óbito, como também, constatar se houve maus tratos ao cavalo durante o evento. "A perícia irá buscar possíveis alterações que possam sugerir que o animal passou por esforço excessivo, sem o descanso necessário", aponta a perita criminal Laís Pereira, que é médica veterinária. 

Ainda de acordo com a perita, devido as condições do corpo do equino, alguns exames complementares não serão feitos, porém não irá comprometer o resultado final do laudo. "O animal estava em avançado estado de putrefação, não sendo justificável coleta de material para exames. Porém, as alterações encontradas nos órgãos ainda podem ajudar a compreender a causa da morte", completou a perita Laís Pereira.

Continua após a publicidade
Anúncio

O laudo que será produzido pela perita criminal irá subsidiar as investigações sobre o caso, que poderá resultar em sanções contra o dono ou outras pessoas envolvidas com a morte do animal, baseado na aplicação da Lei Federal n°9.605/98 que se confirmado o abuso ou maus tratos contra o equino, prevê detenção de três meses a um ano e multa.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Ter 34°C 21°C
Qua 35°C 22°C
Qui 34°C 21°C
Sex 33°C 21°C
Sáb 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio