Divulgado no mês de maio, o Boletim InfoGripe da Fiocruz apontou elevado número de internações entre o público infantil causadas pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o país. Entre as crianças pequenas, permanece o predomínio de casos associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o que mantém o número de novas internações em patamares alarmantes nesse público. Em Canaã dos Carajás, a situação não é diferente e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pede para que os cidadãos tomem medidas de segurança para conter a proliferação das infecções que podem causar bronquiolite e pneumonia.
Segundo o secretário de Saúde do município, Marcos Silveira, os cidadãos devem manter medidas preventivas, como a lavagem das mãos e vacinação em dia. E aqueles que estiverem acometidos com sintomas gripais, devem evitar aglomerações, fazer o uso de máscaras, e buscar a atendimento médico no município.
“Estamos enfrentando um período de elevado número de pessoas com sintomas gripais, no qual, a preocupação com as crianças precisa ser redobrada. É muito importante que todos verifiquem seu cartão de vacinação e o mantenha atualizado. Vale lembrar, que a vacina contra a gripe pode ser tomada a partir dos seis meses de idade e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.”, afirmou o secretário.
As UBSs da zona urbana e rural funcionam das 8h às 18h e as unidades do bairro Alto Bonito e Novo Horizonte tem atendimento diferenciado, das 7h às 22h. Para vacinar, o munícipe deve levar RG e cartão de vacinação.
A Semsa reforça que, caso o cidadão apresente sintomas gripais, deve evitar contato com crianças, principalmente, menores de 6 meses de idade. Também é necessário utilizar máscara para minimizar o risco de transmissão viral e evitar o contato social. No caso de crianças com sintomas gripais, os pais e responsáveis devem evitar levá-las à escola.
Quais são os principais sintomas da Síndrome Respiratória?
O quadro de Síndrome Respiratória tem como principais sintomas: febre baixa, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, tosse e secreção nasal. Em caso de sintomas gripais graves, como dificuldade para respirar, febre alta, tosse persistente, chiado no peito ou lábios e unhas arroxeadas, o cidadão deve procurar atendimento médico imediato no Hospital Municipal Daniel Gonçalves, que fica na Avenida JK ou na extensão da unidade, situada na Avenida Weyne Cavalcante.