31°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

Crianças internadas no Hospital Abelardo Santos participam de programação com Pet Terapia

Unidade usa Terapia Assistida por Animais para diminuir o estresse da internação em crianças 

27/05/2023 às 08h50
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Trocas de carinho e afeto marcaram a segunda edição da ação de Pet Terapia do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. As crianças internadas na unidade foram surpreendidas com a visita do “Cão Policial Alecrim”, integrante do Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar do Pará, na tarde da última sexta-feira (26).

O golden retriever com border collie, que é treinado para realizar esse tipo de visita em instituições de saúde, recebeu muitos abraços e cafuné dos pequeninos e retribuiu os agrados com cumprimento com as patas, passeios pela varanda da unidade, além de uma breve apresentação das diversas formas de interação do cão.

Humanização -Asupervisora do setor de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, explica que a iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRAS em usar a Terapia Assistida por Animais (TAA), dentro da unidade, é benéfica para a saúde dos usuários graças às melhorias físicas, emocionais e sociais que ela provoca.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Os cães são conhecidos pela capacidade de proporcionar conforto emocional e afeto incondicional, que pode trazer um senso de segurança. Eles divertem, estimulam o riso, tudo isso contribui para melhorar o estado de espírito. Outro fator que essa atividade proporciona também é a socialização e interação entre as crianças, principalmente com aquelas que estão isoladas ou limitadas em seu leito, estimulando a interação”, enfatizou.

Acolhimento -A primeira a interagir com o Alecrim foi a pequena Luma Vitória, de 3 anos, internada há 35 dias no HRAS, e agora, já está finalizando o tratamento de pneumonia. Ela não poupou carinho ao animal. “Foi uma distração para ela. Gostou tanto que foi a primeira a ir brincar com ele”, disse a mãe da criança, a autônoma Vanessa da Silva, de 37 anos.

Ana Abreu, de 5 anos, internada há três semanas no HRAS, não desgrudou do cachorro. Tocou, segurou na pata. “Eu gostei muito, o pelo dele é macio. Estou muito feliz”, sorriu.

O motorista Felipe Abreu, 29 anos, pai de Ana, ficou contente ao ver a felicidade da filha. “Como já estamos a um tempinho aqui, essa atividade muda muito a rotina do hospital. Alegra as crianças”, comentou.

"Temos a preocupação em diminuir o desgaste da internação e garantir a melhor experiência dos nossos pacientes, dessa forma, a Terapia Assistida por Animais se tornou uma forte aliada para ajudar na diminuição do estresse e proporcionar momentos de alegria”, frisou Jean Cleber, diretor geral do HRAS.

Serviço:O Hospital é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI Pediátrica, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.

Texto:Ascom HRAS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 33°

Ter 33°C 22°C
Qua 32°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 22°C
Sáb 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio