31°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

Estado expande implantação de sistemas de energia elétrica em zonas rurais no Pará

Ulianópolis é um dos municípios contemplados com o Programa de Inclusão Socioeconômica, com mais de 9 km de rede elétrica

25/05/2023 às 08h05
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Mais de 50 municípios paraenses já foram contemplados com a implantação de sistemas de energia elétrica em zonas rurais, por meio do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Cerca de 70 km de nova rede de energia elétrica já foi finalizada no Pará e mais de 125 km seguem em andamento.

Rede de energia elétrica em Novo Progresso, no sudoeste do território paraenseO titular da Sedeme, Paulo Bengtson, explica que as ações do projeto são executadas pela concessionária Equatorial Energia, por meio de um Termo de Compromisso, que garante o fluxo de investimentos para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Estado com a implantação e expansão do sistema elétrico.

“Promover o acesso à energia elétrica para a população de comunidades distantes reforça o compromisso do Estado em levar o desenvolvimento econômico e a melhoria na qualidade de vida para todos os 144 municípios paraenses”, destaca.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a implantação do sistema de energia, as localidades poderão ser contempladas com outras políticas públicas, como a construção de postos de saúde e escolas, de acordo com a Sedeme. Cerca de 600 km já estão com o licenciamento ambiental, aguardando início das obras, e 468,310 km estão em projeto ou estudos ambientais.

Ulianópolis- A chegada da energia elétrica inicia uma nova etapa na história das comunidades e estimula as atividades produtivas nas localidades contempladas. A prefeita de Ulianópolis, Kelly Destro, ressalta a importância da iniciativa. “Agora temos um poço com água de excelência, que vai beneficiar nossos pequenos produtores. E isso só foi possível por causa da rede elétrica que foi implantada aqui. São 9,4 km de rede elétrica, com um poste e um transformador para o nosso poço. Só posso agradecer ao Governo do Estado e à Sedeme, que esteve à frente deste projeto”, celebra.

Morador de Ulianópolis, Francisco Monteiro, presidente da associação da comunidade Kawana, destaca a diferença no dia a dia das famílias que moram na zona rural da localidade. “Hoje temos poços artesianos, o que facilitou muito a vida das pessoas que antes precisavam se locomover até um rio para pegar água, por meio de moto, bicicletas ou por meio do animal. Temos água encanada graças à energia e à gestão do Governo. Agora podemos ter planos de crescimento através da agricultura”, conta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 33°

Ter 33°C 22°C
Qua 32°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 22°C
Sáb 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio