22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS INVERNO AMAZÔNICO

Parauapebas: Defesa Civil segue monitorando áreas atingidas pela cheia do rio e emite alerta para riscos de inundação e deslizamentos

O rio Parauapebas está cinco metros acima do normal, e na manhã desta quarta-feira, 22, atingiu a cota de 10,96 metros.

22/03/2023 às 14h46 Atualizada em 22/03/2023 às 14h50
Por: Redação Fonte: Joice Lima/ Ascom PMP
Compartilhe:
Parauapebas: Defesa Civil segue monitorando áreas atingidas pela cheia do rio e emite alerta para riscos de inundação e deslizamentos

Com a intensificação do período chuvoso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) tem reforçado o trabalho nos setores de risco e as orientações à população, a fim de aumentar a capacidade de resposta a desastres e amenizar danos causados pelo inverno.

A previsão é de mais chuvas para toda a região até o início de abril. O rio Parauapebas está cinco metros acima do normal, e na manhã desta quarta-feira, 22, atingiu a cota de 10,96 metros, mantendo as equipes da Defesa Civil em alerta laranja para inundações e deslizamentos.

A Compdec permanece em campo para atender aos diversos chamados da comunidade, sendo que sete bairros estão entre os mais afetados: Liberdade I, Liberdade II, Jardim América, Primavera, União, Parque das Nações I e Cidade Nova.

Continua após a publicidade
Anúncio

O coordenador da Defesa Civil, Érick Nascimento, orienta que a comunidade chame o órgão logo que perceber qualquer anormalidade. “É importante que os moradores não esperem a água entrar em casa, para só depois chamar a Defesa Civil, porque temos muita demanda nesse período. Acionar nossas equipes em cima da hora pode comprometer o atendimento. Recomendamos também que, se puder, procure um lugar seguro na casa de amigos ou parentes”, explica.

Antes do início do período chuvoso, a Compdec realiza vistorias técnicas em locais propensos a deslizamentos, alagamentos, inundações e enxurradas, além de promover ações de sensibilização com moradores dessas áreas, atuando de maneira preventiva para minimizar riscos e ter maior efetividade nas ações de resposta.

São 91 áreas de risco mapeadas no município, que são acompanhadas constantemente pela Defesa Civil. Além disso, o órgão realiza também o monitoramento constante das previsões do tempo e precipitações pluviométricas, e ainda coleta informações de alertas fornecidos por sistemas, para a gestão de desastres.

Anna Morais, responsável pela Gerência de Monitoramento e Vistoria Técnica, informa que são emitidos diariamente boletins climatológicos. “Monitoramos todos os dias as condições climáticas em três plataformas, que conseguem alertar as condições do tempo com cerca de uma hora de antecedência dentro da área urbana, bem como a provável duração das chuvas. Tudo isso nos ajuda a trabalhar de forma planejada”, comenta.

Neste período, a Compdec tem intensificado o monitoramento nos setores de riscos e reforça aos moradores de áreas vulneráveis que fiquem atentos a qualquer situação e, se necessário, chame a Defesa Civil nos contatos 3356-2597 e 199, ou via Centro de Controle e Operações – CCO (94) 99278-0431.  As equipes estão de plantão 24 horas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

Sáb 30°C 22°C
Dom 30°C 22°C
Seg 25°C 22°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio