28°

Tempo limpo

Parauapebas, PA

Geral Pará

Órgãos de assistência do Governo atendem vítimas de incêndio no bairro do Guamá

Equipes da Cohab, Seaster e Seac se reuniram neste domingo (19) com as famílias atingidas pelo sinistro para a tomada de providências dentro das competências de cada um dos órgãos do governo

19/03/2023 às 14h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: David Alves / Ag Pará
Crédito: David Alves / Ag Pará

Uma força-tarefa articulada pelos os órgãos de assistência social estaduais esteve neste domingo (19), na Passagem São Cristóvão, no bairro do Guamá, em Belém. As equipes da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (SEAC) realizaram os primeiros atendimentos às famílias vítimas do incêndio ocorrido na noite do último sábado (18).

Crédito: David Alves / Ag Pará
Crédito: David Alves / Ag Pará
Pela manhã, equipes do Corpo de Bombeiros do Governo do Estado realizaram o resfriamento do local onde as casas foram atingidas pelas chamas. Os imóveis foram interditados por questões de segurança. 

A casa de seu Rosildo Empolito Nunes, de 78 anos, foi totalmente consumida pelas chamas. O idoso não perdeu a esperança e destacou positivamente o apoio estadual em situações como esta. "O governo tem sido atuante. Nós vemos na TV o quanto o trabalho é presente. Isso é um retorno importante para nós. Todos estão bem", afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Crédito: David Alves / Ag Pará
Crédito: David Alves / Ag Pará
De acordo com o presidente da Cohab, Orlando Reis, o trabalho realizado hoje foi o de orientar os moradores sobre a possibilidade de inscrição no programa "Sua Casa". A política pública de fomento à melhoria de habitações concede até 21 mil para construção, reconstrução e ampliação de residências e prioriza o atendimento de vítimas de sinistros como incêndios.

"Hoje estamos aqui atendendo a orientação do governador Helder Barbalho de atender os moradores vítimas desse sinistro. O programa tem essa atenção especial para ajudar quem está nessa situação a ter apoio na aquisição de material de construção civil e no pagamento da mão de obra", reforçou.

Crédito: David Alves / Ag Pará
Crédito: David Alves / Ag Pará
Ricardo Ganzer, diretor de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza da Seaster, destacou que após avaliação técnica, as famílias podem ser beneficiadas com auxílio financeiro.

"A Seaster recebe do município um relatório socioeconômico da situação das famílias, em que consta a dificuldade das famílias. Com isso, é possível avaliar a possibilidade de recebimento do "Benefício Eventual", cujo valor pode variar de 1 até 3 salários mínimos. Essa é uma ajuda nesse momento em que as famílias vão recomeçar".

Crédito: David Alves / Ag Pará
Crédito: David Alves / Ag Pará
Ariela Motizuki, coordenadora de Assuntos Prioritários da Seac, explicou o suporte que as famílias recebem dentro do bairro, por meio da Usina da Paz Guamá.

"Nesse primeiro momento fomos acionados pelo secretário Igor Normando para orientar as famílias sobre a Usina da Paz estar à disposição para atendimento. Também disponibilizamos cestas com alimentos e a estrutura física e de atendimento da Usina".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 10h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 33°

Ter 33°C 22°C
Qua 32°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 22°C
Sáb 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio