22°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

Violência contra a mulher é tema de palestra no Hospital Regional da Transamazônica

Hospital encerrou nesta segunda-feira (13) a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, transcorrido em 8 deste mês

13/03/2023 às 17h10
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste paraense, encerrou, nesta segunda-feira (13), as ações da Semana da Mulher. A unidade recebeu a delegada, Tatyana Lafetá, da Delegacia Especializada em Atendimento da Mulher (DEAM) do município, e a pedagoga Regiane Santos, da Fundação ParáPaz.

Durante a semana, as colaboradoras da unidade, que é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), participaram de ações como palestras educativas, musicoterapia e sessão de massagem relaxante.

Com a participação de palestrantes convidadas, o evento convocou as colaboradoras do HRPT a refletirem sobre a importância dos direitos das mulheres, empoderamento feminino no esporte, empreendedorismo e a conscientização sobre violência doméstica.

Continua após a publicidade
Anúncio

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Para a delegada Tatyana Lafetá, as formas de violência não são somente físicas, mas muitas vezes psicológicas. “Alguns dos fatores que infelizmente favorecem a violência contra a mulher é a sensação de impunidade, o medo e a dependência financeira. Mas podemos reverter essa situação, visto que, com o avanço das leis, as punições ficaram mais rígidas. Não basta denunciar, também é preciso se empoderar, buscando sempre apoio, seja com outras mulheres ou com órgãos de segurança”, ponderou.

Fernanda Lopes, 25 anos, analista de Recursos Humanos, participou de todas as palestras durante a semana. Para ela, o evento contribuiu não só para seu bem-estar, mas também para conscientização do próprio valor. “Adorei todas, em especial sobre empreendedorismo e violência contra a mulher. É importante saber identificar abusos, pois assim conseguimos ajudar outras mulheres a saírem desse tipo de situação”, afirma a profissional.

Organizado pelo setor de Humanização em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Psicologia, durante os dias de programação, a unidade contou com a participação de 200 colaboradoras, de todas as áreas de atuação.

Nesta segunda-feira, último dia de ação, pacientes, acompanhantes e mulheres que aguardavam consulta no ambulatório da unidade receberam brindes em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

“Ao longo do ano realizamos inúmeras ações no cotidiano do trabalho para trazer informações e contribuir com o resgate da autoestima das nossas colaboradoras. Por isso, organizamos esta semana totalmente voltada para as mulheres, seja ela colaboradora, paciente ou acompanhante”, explica Paulo Felisberto, analista de Humanização do HRPT.

O Hospital Regional Público da Transamazônica atende mais de 20 especialidades, sendo referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios da região do Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h04 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Qui 33°C 24°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio