22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

Governo promove ação de cidadania e prevenção contra a violência de gênero

Evento na Praça Brasil, no Umarizal, em Belém, divulgou a rede pública que assegura proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

11/03/2023 às 13h35
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

O Governo do Pará promoveu uma Ação de Cidadania envolvendo diversos órgãos do  Executivo, neste sábado (11), com a oferta gratuita de diferentes serviços para a população, com foco nas mulheres, como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, transcorrido na última quarta-feira (8). O evento durou toda a manhã e movimentou a Praça Brasil, no bairro do Umarizal, em Belém. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), através da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social, assegurou informações preventivas sobre a violência contra as mulheres e divulgou os canais de denúncia. 

Organizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), da Secretaria de  Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a programação contou com orientações jurídicas, emissão de documentos e atendimentos estéticos e de saúde, além de apresentações de música. 

O secretário adjunto da Sejudh, Raimundo Feliz, agradeceu a todos os órgãos envolvidos na ação, que incluiu serviços de assistência social, orientação jurídica, saúde, cidadania, embelezamento, educação e cidadania. Ele ressaltou o fato de o Pará estar investindo, cada vez mais, nas políticas para as mulheres. “O governador Helder Barbalho mostra que este novo mandato está voltado para as mulheres, a começar pela escolha da sua vice-governadora, Hana Ghassan, pela criação do Hospital da Mulher, pela implantação da Secretaria de Estado das Mulheres, entre tantas outras iniciativas. A Sejudh está de braços abertos para apoiar todos esses projetos, que visam a gerar cada vez mais segurança, justiça e oportunidades para as mulheres”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Educação -A Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social articulou a presença da Banda de Música, equipes de educação do Departamento de Trânsito, a presença de equipes das viaturas rosa do Pró-Mulher Pará e o rapel do Corpo de Bombeiros.

Crédito: Ascom / Segup
Crédito: Ascom / Segup

O diretor da DPS, tenente-coronel Castro Alves, informou que a Segup deu orientações por meio de dois materiais visuais, o primeiro sobre importunação sexual e o segundo sobre violência contra mulher. 

“É importante fazer essa divulgação, pois ainda existem muitas pessoas que desconhecem como identificar cenas de violência e também como fazer a denúncia. Além disso, mostrar toda a rede de apoio que o Sistema de Segurança do Estado dispõe para atender e acolher essas vítimas”, pontuou o diretor. 

Dona de Casa, Leiliane Santos avaliou a ação como "interessante e importante" para as mulheres. "Nos sentimos valorizadas e é muito proveitoso. Às vezes não sabemos que estamos sendo agredidas, até psicologicamente, então acho válido estarmos aqui recebendo essas informações”, disse.

A pedagoga Lana Rosas, 42 anos, mora na Cidade Velha e soube da ação pela internet. Aproveitou a manhã ensolarada de sábado para levar o filho, adolescente, para tirar a segunda via da carteira de identidade. “Esse tipo de ação é muito importante, porque facilita o acesso a esses serviços para a população, que muitas vezes não tem nem o tempo necessário para ir durante a semana aos espaços onde esses serviços são ofertados. É a democratização do acesso aos serviços públicos para a população”, afirmou. 

Já a autônoma Marta Maria, 25 anos, moradora do Telégrafo, foi se informar sobre cursos de capacitação e ouviu atentamente sobre as iniciativas oferecidas pela Fundação Parapaz. “Gostei de saber que há esses cursos e eu fiquei muito interessada no curso de gastronomia, que é algo que eu gosto muito. Vou procurar para fazer”, contou ela, que também acompanhou a filha de uma amiga, de nove anos, para se vacinar contra o HPV. “Como ela está na idade de tomar a vacina, é importante ficar logo imunizada”, ensinou. 

União -A secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, empossada no último dia 8 de março, também participou do evento e fez questão de parabenizar, mais uma vez, a todas as mulheres paraenses pelo mês dedicado a elas. Ela também agradeceu a todos os órgãos envolvidos na ação, pela união de forças em prol das políticas para as mulheres. “Me coloco à disposição de toda a rede para que, juntas, continuemos fortalecendo ainda mais esse trabalho em favor das mulheres, levando cidadania, direito e conhecimento para todas as mulheres do Estado do Pará”, frisou.

A coordenadora de Políticas para Mulheres da Sejudh e presidente do Conselho Estadual da Mulher, Márcia Jorge, explica que o mês de março é um mês de referência para a luta das mulheres e, por isso, o Governo do Estado realiza diversas iniciativas durante esse período. “Tivemos um grande evento no Centur, no último dia 8, com a abertura oficial da campanha, houve também a posse da secretária da Mulher, e, hoje, aqui na Praça Brasil, é uma grande culminância, com a oferta de diversos serviços, de utilidade pública, de garantia e orientações sobre os direitos humanos das mulheres. Esse tipo de trabalho é necessário porque divulgamos a rede de atendimento às mulheres, damos as orientações e conseguimos disseminar as informações sobre as violações de direitos”, pontuou. 

Além da Sejudh, os órgãos que estiveram envolvidos na ação foram a Fundação Parapaz, Detran, Defensoria Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça do Estado, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Administração Penitenciária, OAB-PA, Secretaria de Estado de Saúde Pública, Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Semob, Fibra, Unama, Coostafe, Instituto Mais Mulher, Trilha de Sabores e Empodera-se, de Marituba. 

Texto de Elck Oliveira e André Macedo / Ascom Sejudh e Segup 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h14 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 24°C 21°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 31°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 25°C 21°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio