22°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

Geral Pará

Seduc reúne representantes municipais para fortalecer o ensino na rede estadual

Por Bruno Magno (SEDUC)10/03/2023 18h25Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Pará (Undime-PA), realizou um encontro com prefeitos e dirigentes municipais de Edu

10/03/2023 às 18h40
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Rai Pontes / Ascom Seduc
Crédito: Rai Pontes / Ascom Seduc

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Pará (Undime-PA), realizou um encontro com prefeitos e dirigentes municipais de Educação para orientarem sobre o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC). O evento ocorreu no auditório da Secretaria.

A reunião consistiu em apresentar, aos representantes municipais, o trabalho que a Secretaria está desenvolvendo para melhorar a qualidade de ensino nas redes, bem como orientar as parcerias que podem ser feitas entre o Estado e os municípios, além de servir como balcão de atendimento para as prefeituras, frente aos recursos e especificidades disponibilizadas pelo órgão. 

“Estamos trabalhando em conjunto com os municípios para garantir que as ações da Secretaria alcancem a quem realmente precisa: os alunos e a equipe escolar. É preciso entender que as redes municipais e estaduais não atendem a propósitos distintos. Independentemente de quem deve cuidar da educação infantil ou do ensino médio, no fim, esse aluno é cidadão paraense e impactará a realidade do Estado e especialmente a do município em que habita. A educação precisa e será maior do que isso. Reunir com a Undime tem sido fundamental para alinharmos nossas ações”, afirma o secretário de Estado de Educação do Pará.   

Continua após a publicidade
Anúncio

Crédito: Rai Pontes / Ascom Seduc
Crédito: Rai Pontes / Ascom Seduc
Para a presidente da Undime-PA, Cláudia Seabra, o intuito da iniciativa é construir políticas públicas de regime de colaboração entre Estado e Município, para melhorar, de maneira unificada, a qualidade de ensino nos municípios do Pará. “A Undime, em regime de colaboração, está trabalhando com a Seduc para levar aos municípios o ‘Alfabetiza Pará’. O intuito do encontro é mostrar os dados do programa, falar sobre o transporte e merenda escolar, além de debater sobre a situação da educação nos municípios. Hoje, as cidades estão sendo muito mais assistidas, através do secretário Rossieli, onde o regime de colaboração está saindo do papel e indo para a prática”, comenta Cláudia Seabra, presidente da Undime-PA.

A distância, de aproximadamente 12 horas, não impediu que Elianete Farias, secretária municipal de Educação do município de Bagre, participasse da programação. “Cheguei em Belém logo cedo e vim direto para a reunião, que é de grande importância para todos os municípios que vivenciam quase as mesmas histórias. Passamos por um período de pandemia e o cenário afetou muito as crianças na leitura e na escrita. Com o Estado nos apoiando, eu vejo que tenho que agarrar com duas mãos, porque é uma grande oportunidade para acabar com as dificuldades, já que é um ano de Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde os municípios serão avaliados”, concluiu a secretária municipal.

Texto: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Ter 24°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio