31°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

Hemopa convoca doadores para reforçar o bloco da solidariedade no carnaval

Por Vera Rojas (HEMOPA)27/01/2023 16h50Fachada NovaNeste sábado, 28, a Fundação Hemopa reúne um time de peso para celebrar o carnaval da solidariedade e da conscientização sobre a importância da doação de sangue, especialmente nesse período do ano, quando

27/01/2023 às 18h00
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Neste sábado, 28, a Fundação Hemopa reúne um time de peso para celebrar o carnaval da solidariedade e da conscientização sobre a importância da doação de sangue, especialmente nesse período do ano, quando a demanda pelo estoque técnico do Hemocentro aumenta devido ao feriado de Momo. E é quando entra na avenida o bloco dos voluntários, que ajudam a garantir uma festa tranquila para quem vai cair na folia e também para quem precisa de doações regulares. 

O pátio frontal da sede do Hemopa, em Batista Campos, vai se transformar em uma grande concentração carnavalesca com a participação das Escolas de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, Império do Samba Quem São Eles, A Grande Família, a bateria da Fundação Curro Velho, além da participação de caravanas solidárias, das torcidas de Remo e Paysandu, e de grupos voluntários como o Artcosplay, do estabelecimento de ensino Grau Técnico Belém Centro. 

A ação é uma prévia do lançamento da campanha de doação de sangue de carnaval, que este ano destaca o tema “Neste carnaval, ganhe nota 10 no quesito solidariedade. Salve vidas. Doe sangue”, que se estenderá de 1° a 28 de fevereiro, nas 11 unidades da hemorrede estadual, com a finalidade de abastecer o estoque de sangue e garantir o atendimento pleno das solicitações transfusionais de mais de 200 hospitais públicos e privados no Estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Segundo a gerente de Captação de Doadores, assistente social Juciara  Farias, será uma manhã inteira de programação festiva em alusão à primeira campanha estratégica do ano. “A equipe  está bem otimista quanto à adesão de doadores fixos e voluntários à campanha do carnaval que, além de levar alegria, pode salvar muitas vidas. Lembramos aos que forem sair de Belém nesse feriado que temos unidades de coleta também nos municípios do interior, onde os doadores poderão contar com toda a segurança e comodidade oferecida aqui na capital. Então, antes de cair na folia, doe sangue!”.

A campanha de carnaval será realizada nas unidade de coleta de sangue em Belém, Santarém, Castanhal, Marabá, Redenção, Capanema, Abaetetuba, Altamira e Tucuruí. A programação carnavalesca deste sábado, 28, na sede do Hemopa, será de 9h as 12h, no estacionamento frontal, com entrada pela Avenida Serzedelo Corrêa.

O que é preciso para doar sangue

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 14h05 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Qua 31°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 32°C 23°C
Dom 27°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio