23°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

POLÍCIA REFORÇO POLICIAL

Segup lança Operação 'Festas Seguras' e garante reforço em áreas comerciais

Estratégia de segurança faz parte das ações desenvolvidas para garantir maior tranquilidade à população, nas compras para as festas de final de ano.

02/12/2022 às 15h02
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará
Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

Com o objetivo de intensificar as ações de segurança pública nas áreas comerciais, da Região Metropolitana de Belém, bem como no interior, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) lançou, na manhã desta sexta-feira (2), a operação integrada “Festas Seguras”. A estratégia de segurança faz parte das ações desenvolvidas para garantir maior tranquilidade à população, durante o mês de dezembro, quando muitos recebem o 13° salário e procuram o centro comercial para fazer suas compras para as festas de final de ano.

“Com o aumento do fluxo financeiro em razão do recebimento do décimo terceiro salário,  o que influencia nos indicadores dos crimes contra o patrimônio, a partir de uma maior movimentação nos Centros comerciais, as agências de inteligência fazem um levantamento inicial dos principais tipos de crimes a serem combatidos nessa época do ano, como roubos e furtos, e definem as estrátegias de atuação", afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, em exercício, André Costa.

A ação integrada conta com um reforço de mais de 7 mil agentes de segurança que atuarão, de forma integrada, durante todo o período da operação. Um total de 700 viaturas e 460 motos também estarão nas ruas, realizando as rondas policiais, além de 18 embarcações reforçando as ações de segurança nas áreas fluviais do estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

A operação envolve os órgãos que compõem o Sistema de Segurança pública do Estado, sendo eles; as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Centro Integrado de Operações (Ciop), e também os órgãos municipais de segurança, a exemplo, da Guarda Municipal de Belém, Ananindeua e Marituba e  Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Fazem parte da ação também, equipes policiais de inteligência que atuarão em conjunto, no monitoramento das áreas com maior risco de ações criminais, a fim de,  evitar roubos em caixas eletrônicos, bancos e carros fortes.

O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Rezende, destacou a atuação dos agentes nas delegacias que darão maior suporte nesse período.

"A Polícia Civil dentro das suas atribuições estará com reforço em todas as suas unidades policiais, não apenas na região metropolitana, mas também nas regiões do estado que têm grande movimentação nesse período, que são as cidades pólos. Ressaltamos que será um reforço extra, para estarmos preparados para atender qualquer demanda de ocorrência, assim como, cumprir mandados judiciais e dar todo o apoio aos outros órgãos do sistema de segurança", disse o delegado-geral.

As penitenciárias de todo o estado também contarão com suporte, em especial, no monitoramento dos internos dentro e dos que cumprem as medidas judiciais previstas em razão da saída temporária de final de ano.

A Polícia Científica do Estado também estará presente na operação com equipes periciais de plantão para o atendimento das ocorrências

"A Polícia Científica, dentro do seu âmbito institucional, trabalhará com cerca de 100 agentes entre peritos criminais e auxiliares técnicos de Perícias principalmente nos balneários para prestar apoio imediato as Polícias Civil e Militar sempre que formos requisitados", comentou Celso Mascarenhas, Diretor da Polícia Científica do Estado.

Lançamento

A operação será realizada na Região Metropolitana de Belém, e também, nas 13 cidades que sediam as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), a exemplo de Altamira, Santarém e Parauapebas.

Etapas

A operação inicia nesta sexta-feira (02) de dezembro e será dividia em duas fases: sendo a primeira com reforço policial nas principais áreas comerciais do estado, a fim de, garantir a segurança dos consumidores. Enquanto que a segunda, concentrará as ações nas principais praias e balneário do estado, com o intuito de assegurar um deslocamento seguro aos turistas que procuram os interiores, essa época do ano, em razão das festividades do final de ano.

O lançamento da operação ocorreu, de forma simultânea, nas 13 regiões integradas, e ainda, na Região Metropolitana de Belém.

Estratégia

As ações desenvolvidas durante a operação serão voltadas para a segurança da população em razão da maior movimentação bancária, neste período, em virtude do recebimento do 13º salário.

Agentes do Detran também estarão com equipes nas ruas e nas principais rodovias estaduais para garantir um deslocamento seguro à população.

Ações 

No período da realização da “Operação Festas Seguras”, permanecerão as ações das Operações de Lei Seca, Duas Rodas e Barreira. Haverá a intensificação em abordagens a pessoas, carros particulares, ônibus e motocicletas, em locais estratégicos identificados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), por meio dos canais de denúncia do Disque Denúncia 181 ou pelo whatsapp 91 98115-9181 ou via Centro Integrado de Operações (Ciop) 190.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 23h12 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Ter °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio