31°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

SAÚDE SAÚDE

Hemopa lança campanha e convida antigos e novos doadores do Pará

Com foco na Copa do Mundo, a ideia é trazer os torceodres paraenses para a campanha.

04/11/2022 às 17h12
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Hemopa lança campanha e convida antigos e novos doadores do Pará

“Na Copa da vida, todos os doadores são campeões!”. É o tema da campanha de doação de sangue que a Fundação Hemopa iniciou nesta quinta-feira, 3, em homenagem ao doador voluntário de sangue que tem seu dia, festejado em 25/11. A ação estratégica mais importante do ano tem a finalidade de parabenizar e agradecer esses voluntários pelo amor ao próximo e visa também o aumento da coleta de sangue no Pará. A mobilização seguirá até dia 30 deste mês.

Entre as campanhas internas, em parceria com instituições parcerias de hoje, na sede do Hemopa, em Belém, esteve torcedores, diretoria e a mascote “Águia” do time da Tuna Luso Brasileira que levaram troféus que foram exibidos na sala de espera da doação de sangue. Camisetas do time foram sorteadas entre os Tunantes doadores presentes.  Paralelamente, houve campanha externa na Estação Cidadania no Distrito de Icoaraci, de 8h às 14h, na rua Lopo de Castro, 78, bairro Cruzeiro.

A representante do grupo de voluntários da Tuna, Helena Ferreira que destacou a importância da campanha de incentivo à doação de sangue, especialmente, no mês de homenagem aos doadores. “Nossa participação aqui é para incentivar os torcedores, associados e gestores a aderir à campanha para incentivar a doação de sangue Doador. Parabéns para todo voluntariado da causa no Brasil”.

Continua após a publicidade
Anúncio

Entre esse grupo estava o jovem Lucas Reis dos Santos, 22, que doou sangue pela segunda vez. O estudante de educação física tem sangue tipo B Positivo. “Estou aqui hoje pelo meu clube Lembro que a primeira vez, fiquei ansioso, mas sabia que eu estava fazendo algo de bom à  sociedade, pois, os estoques precisam ser continuamente fortalecidos”.

A presidente do Clube da Tuna, Graciete Souza Maués, não esconde seu amor e sua dedicação pelo seu time do coração. “Eu tenho 40 anos de Tuna e a doação de sangue é outra missão de vida que tenho, inspirada na minha irmã que é hematologista. Hoje não dôo sangue por ter tingido a idade limite, mas sigo na missão incentivando este ato de solidariedade junto aos associados, gestores e nossos atletas. Ajudar o próximo é o caminho entre o Hemopa e a Tuna Luso com essa grande parceria.

O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, agradeceu a parceria com a Tuna Luso, bem como todas as demais de instituições públicas provadas, associações times ONG´s, entre outros. “A Tuna Luso tem grande importância na história do futebol no Pará e nossa parceira na causa da doação de sangue. Agradeço por cada doação de sangue realizada, inclusive, da sociedade civil de nosso Estado. Estamos bem otimistas sobre o resultado final da campanha em homenagem os doadores do Pará”.

Programação - Alinhada ao clima da Copa do Mundo, a primeira semana da campanha de doação de sangue da Fundação Hemopa iniciará, oficialmente, com o segmento desportista com a adesão de representantes de várias modalidades.  Amanhã, 4, será realizada na sede do Hemopa em parceria com o Clube do Remo, a partir das 9h. Da mesma forma, está agendada ação interna no Hemopa com a participação de alunos e gestores da Escola Falfitec, a partir das 9h. Neste mesmo dia, haverá campanha externa na Usina da Paz do Benguí, de 8h às 15h.

No dia 5, está firmada parceria com o Clube do Paysandu e com a torcida “Sangue Corinthiano”, em ação interna no Hemopa, a partir das 9h. Está programado ainda, campanha externa no Colégio Centro de Estudos de Icoaraci (CEI), de 8h às 16h, Augusto Montenegro, 650.

Programação Institucional – De 1° a 30 serão realizadas Caravanas Solidárias e Campanhas Externas. De 1º a 22 é a vez de Gincana Solidária com as Instituições Estaduais e Hospitais. Dia 12 será realizada ação do projeto “Aniversariantes Solidários”. Dia 19, I Encontro com doadores de primeira vez, no auditório do Hemopa. Dia 22, II Encontro com parceiros Rede do Bem.

No dia 24, a programação contará com a participação do grupo de “Servidores Doadores do Hemopa”. Dia 25, é o ponto alto da comemoração pelo Dia Nacional do Doador de Sangue com certificação dos vencedores da Gincana Solidária, bolo de parabéns aos presentes, música ao vivo, Coral do Hemopa.

Para doar sangue é preciso:

·         Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

·         Ter mais de 50 quilos;

·         Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

·         Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;

·         Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;

·         Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

·         Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

·         Para quem teve Covid-19, pode  doar sangue, depois de 10 dias após a cura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 17h25 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Ter 24°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio