21°C 30°C
Parauapebas, PA
Publicidade

PGE encerra inscrições para programas de estágio com mais de mil candidatos inscritos

Os processos seletivos contemplam oportunidades para formação de cadastro de reserva para atuação nas unidades da PGE em Belém, Marabá e Santarém

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
03/06/2026 às 16h45
PGE encerra inscrições para programas de estágio com mais de mil candidatos inscritos
Foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) encerrou, às 12h desta quarta-feira (3), o período de inscrições para os Processos Seletivos Simplificados de estágio de nível superior e de pós-graduação da instituição. Ao todo, os certames registraram 1.086 inscritos, sendo 772 candidatos no processo seletivo destinado ao estágio de nível superior e 314 inscritos no programa de estágio de pós-graduação.

Os processos seletivos contemplam oportunidades para formação de cadastro de reserva para atuação nas unidades da PGE em Belém, Marabá e Santarém.

O 15º Processo Seletivo Público para Formação do Quadro de Reserva de Estagiários de Nível Superior contempla estudantes dos cursos de Direito, Informática, Administração, Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Serviço Social, Farmácia e Comunicação Social. Já as vagas destinadas às setoriais da PGE em Santarém e Marabá são voltadas exclusivamente a estudantes do curso de Direito.

Continua após a publicidade
Anúncio

Já o 4º Processo Seletivo Simplificado para o Programa de Estágio em Pós-Graduação é destinado a estudantes das áreas de Direito e Tecnologia da Informação, nas modalidades lato ou stricto sensu.

As provas dos processos seletivos serão realizadas presencialmente no dia 14 de junho de 2026, nos municípios de Belém, Santarém e Marabá. O certame de nível superior contará com prova objetiva e redação. No caso da pós-graduação, a seleção ocorrerá em duas fases: prova escrita — composta por questões objetivas e subjetivas — e prova de títulos, de caráter classificatório.

A bolsa-estágio para estudantes de nível superior varia conforme a carga horária, podendo alcançar o equivalente a 100% do salário mínimo, além de auxílio-transporte. Já os estagiários de pós-graduação receberão bolsa no valor de R$ 2.500,00, acrescida de auxílio-transporte.

“A conclusão deste período de inscrições representa um resultado muito positivo para a Procuradoria-Geral do Estado. Tivemos uma participação expressiva de estudantes e pesquisadores interessados em integrar os programas de estágio da instituição, o que demonstra a credibilidade da PGE e o interesse crescente pela advocacia pública. Mais do que uma oportunidade de aprendizado, os programas de estágio proporcionam vivência prática, troca de experiências e aproximação com o serviço público, contribuindo diretamente para a formação acadêmica e profissional desses estudantes”, destacou a diretora da Escola Superior de Advocacia Pública (ESAP) e presidente das comissões organizadoras dos certames, Camila Farinha.

Os editais completos, cronogramas e demais informações estão disponíveis no portal oficial da PGE.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.