21°C 37°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Governo do Pará lança Delegacia Virtual Multilíngue

Plataforma passa a operar em português, inglês, espanhol e francês, ampliando o acesso de turistas estrangeiros durante a COP30 e deixando legado p...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
30/10/2025 às 15h51
Governo do Pará lança Delegacia Virtual Multilíngue
Foto: Divulgação

O Governo do Pará, por meio da Polícia Civil do Estado, lançou, na manhã desta quinta-feira (30), a nova interface da Delegacia Virtual, que passa a funcionar em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês. A atualização reforça o compromisso do Estado em garantir acesso rápido e eficaz aos serviços de segurança pública, especialmente durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, e permanecerá como legado de modernização para a população paraense.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, a iniciativa amplia a capacidade de atendimento a vítimas dentro e fora do Pará. “A Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA) atua constantemente para atender tanto os cidadãos locais quanto os turistas de diversas localidades da melhor forma possível. Caso exista alguma dúvida em como utilizar o site, os usuários podem assistir a um vídeo rápido e explicativo, em vários idiomas, com o passo a passo de como registrar a ocorrência policial através da Delegacia Virtual, que evolui mais uma vez para facilitar o acesso das vítimas”, explicou.

Continua após a publicidade

Desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodepa), em parceria com a PCPA, a Delegacia Virtual Multilíngue é compatível com dispositivos móveis e integrada ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP 2.0). O sistema identifica automaticamente a tipificação e a localização geográfica do fato, direcionando o registro para a delegacia competente e otimizando o processo de investigação.

De acordo com Flávio Alves, gerente da Prodepa, a plataforma foi modernizada para aprimorar a experiência dos usuários. “A Prodepa já fez várias modificações no site da Delegacia Virtual ao longo do tempo, com o objetivo de permitir ao usuário uma experiência mais intuitiva, sobretudo em smartphones e tablets, que são hoje o principal meio de acesso aos serviços digitais. Agora, aprimoramos ainda mais a interface para garantir traduções automáticas e seguras, garantindo um acesso fácil e rápido aos usuários”, destacou.

Carlos Maneschy, presidente da Prodepa, ressalta que a razão de ser da empresa de TI do Estado é facilitar cada vez mais a vida do cidadão, construindo ferramentas tecnológicas que possam facilitar e agilizar a sua vida. “No caso da Delegacia Virtual trabalhamos meses aprimorando o sistema para possibilitar não apenas a quem vive aqui no Estado, mas aos turistas e visitantes que vêm ao Pará, o registro de ocorrências na área da segurança pública que porventura possam lhe atingir, ajudando o Estado a construir estatísticas que possam aprimorar as políticas de segurança pública. Acreditamos que essa ferramenta ajudará muito às milhares de pessoas que dentro de poucos dias estarão aqui em Belém participando da COP”, acredita o presidente.

Histórico -A Delegacia Virtual da Polícia Civil do Pará, gerenciada pela Diretoria de Informática, Manutenção e Estatística (Dime) da PCPA, foi criada em 2004 como uma ferramenta para o registro de perda ou extravio de documentos e ocorrências de menor gravidade. “Em 2020, durante a pandemia, o sistema foi expandido para incluir crimes como furto, roubo, incêndio, estelionato, ameaça, crimes de ódio, de perseguição, contra animais, entre outros. Com a realização da COP30 em Belém, nós aprimoramos ainda mais o serviço para garantir que cidadãos estrangeiros também possam registrar ocorrências de forma simples e acessível”, finalizou o gestor da PCPA.

Serviços disponíveis -A Delegacia Virtual Multilíngue oferece registro para os seguintes casos: perda/extravio; furto; furto ou roubo em transporte por aplicativo; roubo; crimes contra animais; crimes agrários; acidentes de trânsito sem vítima; violência doméstica e familiar contra a mulher; óbito por causa natural; ameaça; injúria; calúnia; difamação; crimes contra as relações de consumo; perturbação da tranquilidade; invasão de dispositivo informático; estelionato; falsa identidade; falso alarme; e crimes de ódio.

O site também permite emitir a segunda via do Boletim de Ocorrência (B.O.), com a mesma validade do documento registrado presencialmente em uma delegacia. A Delegacia Virtual Multilíngue está disponível em: https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.