21°C 37°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Fundação Hemopa e Hospital Abelardo Santos fazem campanha de doação de sangue

Ação solidária reforçou o compromisso das instituições com a saúde pública e mobilizou mais de 300 voluntários em apenas dois dias de coleta

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
29/10/2025 às 19h54
Fundação Hemopa e Hospital Abelardo Santos fazem campanha de doação de sangue
Foto: Diego Monteiro (Ascom/HRAS)

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), realizou, nos dias 28 e 29 de outubro (terça e quarta-feira), uma campanha de doação de sangue entre os profissionais da unidade hospitalar, localizada em Icoaraci, distrito de Belém. A ação, que teve mais de 300 voluntários, reforçou o compromisso das instituições com a promoção da saúde e o estímulo à doação voluntária de sangue.

O objetivo da campanha foi fortalecer o estoque de sangue do Hospital Regional e ampliar o número de doadores na Região Metropolitana de Belém. A mobilização contou com o engajamento dos servidores e o suporte técnico da equipe do Hemopa, que garantiu toda a estrutura necessária para a coleta segura e eficiente.

Continua após a publicidade

De acordo com Lorene Mota, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) da Fundação Hemopa, a campanha integra o calendário anual do Hospital Abelardo Santos e também a Gincana Solidária entre as instituições estaduais, promovida pela Fundação.

“O Hospital Abelardo Santos realizou mais uma campanha de doação de sangue, a qual faz parte do calendário anual da instituição, e teve como objetivo sensibilizar e mobilizar servidores, colaboradores e familiares de pacientes sobre a importância e necessidade da doação de sangue. Nesses dois dias de campanha, tivemos um comparecimento de mais de 300 voluntários e 267 bolsas coletadas”, informou.

Doar não custa nada- A assistente administrativa Fernanda Saron destacou a importância de campanhas realizadas no ambiente de trabalho. “Sou doadora de sangue há algum tempo, pois entendi o quanto esse ato salva vidas. Se podemos ajudar, por que não doar? Ter uma ação dessas no local de trabalho facilita muito, já que a correria do dia a dia muitas vezes nos impede de ir até um hemocentro. Sempre digo que doar um pouco de nós não custa nada e pode dar uma nova chance de vida a até quatro pessoas”, afirmou.

O enfermeiro da Agência Transfusional do HRAS, Edilson Cardoso Júnior, ressaltou o impacto direto das doações para o atendimento hospitalar. “As bolsas de sangue são fundamentais para o Hospital Abelardo Santos, pois garantem suporte a diversos pacientes, como os críticos das UTIs Adulto, Neonatal e Pediátrica, além dos atendidos pela Nefrologia, pacientes dialíticos, cirúrgicos e do atendimento materno-infantil. As doações também asseguram a realização de cirurgias complexas, uma vez que o hospital é referência em diversos procedimentos”, explicou.

Entre os doadores, Luciana Costa, moradora de Icoaraci, aproveitou a ida ao Hospital para doar sangue pela primeira vez, enquanto acompanhava um familiar internado. “Meu sobrinho está internado aqui e, enquanto esperava, vi a movimentação da campanha e resolvi doar. Sempre tive vontade, mas nunca tinha parado para vir. É muito bom saber que, com um gesto tão simples, a gente pode ajudar outras pessoas que estão passando por momentos difíceis”, assegurou Luciana.

Com 267 bolsas coletadas, a campanha tem potencial para beneficiar até 1.068 pessoas, reforçando a importância da solidariedade e do engajamento da população nas ações de doação.

A Fundação Hemopa realiza campanhas regulares em parceria com instituições públicas e privadas, com o objetivo de facilitar o acesso da população à doação voluntária e garantir o abastecimento contínuo dos hospitais do Estado. (Colaboração de Diego Monteiro - Ascom/HRAS).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.