O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, recebeu visita técnica planejada de representantes do Hub Beneficente Portuguesa de São Paulo, Juliana Sabino Fonseca e Andreia Lopes Lima, que atuam no Projeto “Saúde em Nossas Mãos”. Inserido no projeto desde setembro do ano passado, o HJB vivenciou um importante momento de aproximação técnica e fortalecimento das estratégias de melhoria contínua na assistência ao paciente crítico.
Como resultado das ações implantadas pelo projeto, a UTI do HJB alcançou conquistas expressivas: redução de 100% na taxa de Infecção Primária da Corrente Sanguínea Laboratorialmente Confirmada (IPCSL); diminuição de 76% na taxa de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), e manutenção em zero % da taxa de Infecção do Trato Urinário Associada ao Cateter Vesical de Demora (ITU-AC).
Esses números reforçam o compromisso do hospital com a segurança do paciente e demonstram a efetividade das práticas de prevenção e controle de infecções implementadas pela equipe multiprofissional.
Aprovação- A paciente Lívia Marques, 43 anos, professora da cidade de Paragominas, a cerca de 290 km de Belém, está internada na UTI do HJB após realizar uma cirurgia bariátrica. Em recuperação, ela relata a satisfação com o atendimento recebido.
“Eu já cheguei a pesar 120 kg há dois anos, quando iniciei o processo pré-operatório. Minha expectativa é melhorar minha saúde e ter mais qualidade de vida. Aqui na UTI, recebi um excelente atendimento, sempre com segurança e atenção da equipe. Está sendo muito bom. Só gratidão!”, afirmou a usuária.
Idealizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e outros centros de referência, o Projeto Saúde em Nossas Mãos tem como objetivo reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), com foco em pneumonia associada à ventilação mecânica, infecção do trato urinário relacionada a cateter vesical e infecção da corrente sanguínea associada a cateter venoso central.
Faltando 15 meses para a finalização do plano de melhorias, a UTI do HJB já apresenta resultados acima da meta nacional, que prevê reduzir em 50% as IRAS. O momento da visita foi marcado por aprendizado colaborativo, troca de experiências e valorização do trabalho em equipe, fortalecendo o senso de pertencimento e o compromisso com a excelência assistencial.
O diretor técnico do HJB, Rafael Maia, destacou a importância da conquista em função dos expressivos resultados e melhorias. “Os resultados alcançados pela UTI refletem o esforço diário de nossos profissionais, a força do trabalho em equipe e o alinhamento às melhores práticas nacionais em saúde. Seguiremos firmes no propósito de oferecer um cuidado, cada vez mais seguro e humanizado aos nossos pacientes”.
Atualmente, o Hospital Jean Bitar possui 70 leitos, sendo 40 cirúrgicos, 20 clínicos e 10 de UTI adulto, destinados às especialidades de reumatologia, clínica médica, endocrinologia, pneumologia, geriatria, mastologia e cirurgia geral.
Entre janeiro e agosto de 2025, a UTI do HJB registrou 1.460 internações, consolidando-se como uma unidade de referência em segurança do paciente e qualidade assistencial na rede pública estadual.
Serviço: O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.
Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB