21°C 34°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Lixeiras de material reciclado reforçam limpeza urbana de Belém

Os primeiros coletores sustentáveis, feitos de chinelos usados e com capacidade de receber 100 quilos de resíduos, foram instalados no Parque Linea...

Redação
Por: Redação
21/10/2025 às 00h05 Atualizada em 21/10/2025 às 10h38
Lixeiras de material reciclado reforçam limpeza urbana de Belém
Crédito: Juliana Maia

A Prefeitura de Belém instalou, nesta segunda-feira (20),12 novas lixeiras sustentáveiscom capacidade de100 quilos de resíduoscada, como mais uma estratégia no reforço na limpeza urbana e incentivo ao descarte correto. A iniciativa é fruto da parceria da gestão municipal com o Grupo Alpargatas, por meio do programa Havaianas reCICLO.

Aslixeiras sustentáveissão feitas dechinelos reciclados. O foco inicial das instalações são áreas de alta demanda na capital paraense, como o Parque Linear da Doca, onde as primeiras unidades já estão disponíveis para uso da população.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

“Trouxemos esta parceria com a marca para oParque Linear da Doca, onde estávamos com um grande problema depessoas jogando lixo de forma irregular. A ideia inicial é espalhar estas lixeiras recebidas em toda a extensão desse espaço e depois em outros locais de Belém, como uma forma de organizar a nossa cidade”, destacou o prefeito de Belém, Igor Normando.

Continua após a publicidade

Além de reforçar a limpeza da cidade, a iniciativa, executada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e pela Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp),beneficia diretamente as cooperativas de catadoresefortalece a economia circular, que é um impulsionador de renda para muitas famílias.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

“A parceria com a Prefeitura de Belém fortalece a logística reversa, permitindo que materiais descartados sejam reaproveitados de forma criativa, beneficiando tanto o meio ambiente quanto ascooperativas de catadores, que ganhamuma fonte adicional de renda“, afirma Pamela Massoud, secretária executiva de Inclusão Produtiva (Seinp).

Desde o início da atual gestão, asações de educação ambiental foram reforçadas, especialmente empontos críticosde descarte irregular de lixo. O trabalho ocorre diariamente em diferentes bairros de Belém. São aproximadamente 12 equipes da sezel que atuam simultaneamente e já alcançarammais de 40 bairros.

Programa reCICLO

Desde 2020, o programa reCICLO transforma chinelos pós-consumo em diversos produtos, como pisos, rodados para carrinhos de construção e, neste caso, mantas de revestimento para as novas lixeiras.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.