Em nova fase, oMercado de São Brás, moderno polo de gastronomia, comércio e lazer, entregue à população de Belém no dia 9 de outubro após passar por completa requalificação, funciona com diferentes atividades e horários.
O espaço, gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), foirestaurado respeitando as características históricas e arquitetônicas, ao mesmo tempoganhou novos elementos de conforto, acessibilidade e sustentabilidade.
Com a reforma, diversos empreendimentos passam a ocupar o local com bares, lojas, restaurantes e serviços, após seleção por edital e chamamento público.
O polo gastronômico, considerado uma das principais obras preparatórias para a COP 30, foi completamente inaugurado na quinta-feira (9/10) , após duas aberturas parciais. O evento reuniu moradores, turistas e apreciadores da culinária paraense, marcandouma nova etapa para o tradicional mercado.
Commais de 80 empreendimentos distribuídos em três níveis, o espaço abriga restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, hamburguerias, docerias, sorveterias, cafeterias e até casas de caldo.
No térreo, dois pavilhões de 630 m² recebem a maior parte dos estabelecimentos. O subsolo concentra serviços como gráfica, chaveiro e casa de câmbio, enquanto os mezaninos contam com lojas e restaurantes com acesso a terraços e vista panorâmica.
[Post Instagram]
Desde a reabertura, o Mercado de São Brás passou a receber um público cada vez mais diversificado e já se consolida como um ponto de encontro cultural e gastronômico na capital paraense.
Para garantir que todos aproveitem o novo espaço de forma organizada, confira os horários de funcionamento por setor:
Setor da Feira
Praça de Alimentação
Corredor Gastronômico e Anexos
Setor de Lojas
Inaugurado em 1911, o Mercado de São Brás é ummarco da arquitetura da Belle Époqueem Belém. Projetado pelo arquiteto italiano Filinto Santoro, possui estrutura em ferro fundido e elementos decorativos típicos do art nouveau e do neoclássico.
Com as obras, realizadas com apoio da Itaipu Binacional e do governo federal, o edifício passou por restauro completo, incluindo acriação de um subsolo com 202 vagas de estacionamentoe aconstrução de dois andares (mezaninos) com lojas, restaurantes ebanheiros acessíveis. O espaço conta ainda comquatro elevadores(dois sociais panorâmicos e dois de serviço) equatro escadas rolantes.
Símbolo da Belle Époque, o Mercado de São Brás reabre revitalizado, pronto para receber moradores e turistas.
A requalificação impulsiona a economia criativa e fortalece o comércio local às vésperas da COP 30, evento internacional que colocará Belém sob os holofotes do mundo.