22°C 39°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Operação Virtude fiscaliza 17 abrigos para idosos em Belém e Ananindeua

Ação da Segup integra esforço nacional de combate à violência contra a pessoa idosa e segue até o final de outubro no Pará

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
15/10/2025 às 20h45
Operação Virtude fiscaliza 17 abrigos para idosos em Belém e Ananindeua
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou, nesta quarta-feira (15), a fiscalização de 17 abrigos para idosos nos municípios de Belém e Ananindeua, como parte da Operação Virtude 2025, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ação tem como objetivo prevenir e reprimir crimes contra a pessoa idosa, assegurando a proteção integral e contribuindo para o envelhecimento digno da população paraense.

Coordenada nacionalmente pelo MJSP e articulada com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), a operação conta com a participação dos órgãos de segurança pública estaduais. No Pará, a fiscalização reuniu 15 agentes das Polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros Militar.

Instalações adequadas e serviços multidisciplinares

Continua após a publicidade

De acordo com a delegada Ariane Melo, diretora de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social da Segup, a avaliação geral dos abrigos fiscalizados foi positiva. “Os locais, de um modo geral, tinham instalações favoráveis ao acolhimento das pessoas idosas. Na maioria deles foi verificada a existência de atendimentos psicossociais, médico, fisioterapia, terapia ocupacional e atividades de entretenimento, incluindo jogos e artesanato, para que eles se mantenham em movimento durante o dia”, destacou.

A delegada também ressaltou a importância da articulação entre a rede de proteção e os órgãos de segurança pública. “O mais importante é que esses espaços de acolhimento conheçam a delegacia especializada e outros órgãos da segurança, caso seja necessário um acionamento em situações de suspeita de violência”, completou.

Ação segue até o fim de outubro

A Operação Virtude ocorre em alusão ao mês de aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), e é uma ação integrada de abrangência nacional. No Pará, as próximas fiscalizações estão previstas para os municípios de Salinópolis, na Região Nordeste, e Santarém, na Região do Baixo Amazonas. As atividades seguem até o dia 31 de outubro, com o objetivo de ampliar a rede de proteção e garantir que os espaços de acolhimento estejam adequados às necessidades da população idosa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.