22°C 36°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Seduc promove diversas ações e estratégias em preparação ao Saeb 2025

Mobilização, formação e valorização dos profissionais em todo o Estado para fortalecer a aprendizagem e elevar os indicadores educacionais foram al...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
13/10/2025 às 12h16
Seduc promove diversas ações e estratégias em preparação ao Saeb 2025
Foto: Divulgação

Foram utilizados livros didáticos próprios da Secretaria, como o Prepara Pará

Às vésperas da aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece no período de 20 a 31 de outubro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) intensificou a mobilização e incentivo, reforçando o trabalho pedagógico e o engajamento dos estudantes com a aplicação de simulados, aulões, atividades lúdicas, passeios educativos e campanhas motivacionais nas escolas.

Em 2025, a Seduc tem desenvolvido uma série de ações e estratégias voltadas à preparação da rede estadual para o Saeb, envolvendo gestores, professores, estudantes e, principalmente, a recomposição da aprendizagem, com o objetivo de consolidar o avanço da educação pública paraense e elevar o desempenho dos alunos nas avaliações nacionais.

Para o secretário-adjunto de Educação Básica, Júlio Meirelles, o esforço conjunto da comunidade escolar e o compromisso com o avanço dos indicadores educacionais é fundamental. “Nós estamos nos aproximando da aplicação do Saeb e a primeira palavra que vem é gratidão. Gratidão a todos os profissionais da educação que deram o seu melhor durante toda essa construção. Foram meses de mobilização, engajamento das famílias e alunos, uso do material didático que a secretaria adquiriu, participação nos simulados e trabalho focado nos descritores prioritários".

Continua após a publicidade
Os estudantes da educação especial também realizaram a prova do simulado

Mobilização e engajamento da rede -O movimento teve início no primeiro semestre, com a realização de ciclos de palestras voltados para diretores e equipes das Diretorias Regionais de Ensino (DREs). Além disso, foi implementado o “Dia D do Saeb”, para o fortalecimento e engajamento das comunidades escolares, através de seminários que destacaram práticas exitosas das escolas.

As iniciativas foram fundamentais para inspirar outras unidades e reforçar o compromisso coletivo com a aprendizagem, bem como certificações simbólicas para reconhecer o empenho de DREs, escolas e estudantes.

Como parte da preparação, foram reforçadas estratégias de recomposição da aprendizagem voltadas ao diagnóstico e reforço dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, áreas avaliadas pelo Saeb.

Com orientação da Secretaria Adjunta de Educação Básica, cada escola alinhou o seu plano de ação específico, com base em resultados de verificações internas com o apoio dos Técnicos de Acompanhamento Pedagógico (TAPs) e dos articuladores regionais para o monitoramento das metas.

As escolas também ampliaram o reforço escolar durante o turno regular, contraturno e aos sábados, priorizando os estudantes que apresentaram maiores defasagens de aprendizagem.

Os estudantes realizaram atividades lúdicas em preparação ao Saeb

Formação de professores e gestores -A formação continuada foi um dos pilares do trabalho desenvolvido ao longo do ano. Por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), a Seduc promoveu 581 formações descentralizadas em todas as regiões do Estado, atendendo 18.502 docentes.

A iniciativa foi complementada pela Caravana Saeb, que percorreu o Pará formando 3.039 profissionais, entre dirigentes, diretores escolares, vices e técnicos de DREs.

As formações abordaram metodologias de recomposição da aprendizagem, análise de resultados e estratégias pedagógicas voltadas à melhoria do desempenho dos estudantes.

Recursos pedagógicos e inovação - O uso de materiais estruturados foi outro diferencial. As escolas estaduais utilizaram os livros Prepara, Prepara Mais, o Caderno de Atividades Complementares e o Caderno de Recomposição da Aprendizagem, além de ferramentas digitais e uso pedagógico de chromebooks. Estes recursos auxiliaram na retomada de habilidades essenciais e na prática de atividades voltadas à proficiência em leitura, escrita e resolução de problemas.

Secretário adjunto de Educação Básica Júlio Meirelles percorreu as Diretorias Regionais de Ensino (DREs) levando orientações e formações

Valorização e reconhecimento dos profissionais - O Programa “Escola que Transforma”, criado pelo Governo do Estado, consolidou-se como o maior programa de bonificação da educação paraense.

Em 2023, a iniciativa beneficiou 40 mil servidores que contribuíram diretamente para o avanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), quando o Pará subiu da 26ª para a 6ª colocação nacional.

Para 2025, o programa prevê o investimento de R$ 313 milhões, com bonificações que podem chegar a 3,5 salários adicionais por escola, conforme metas individuais de crescimento no Ideb. O pagamento está previsto para outubro de 2026, após a divulgação oficial dos resultados.

Ações regionais - As Diretorias Regionais de Ensino (DREs) tiveram papel essencial nesse processo. Na DRE Belém 7, as ações incluíram aulões, oficinas, simulados coletivos e caravanas internas que aproximaram as equipes pedagógicas das escolas.

Os estudantes que se destacaram receberam certificados e medalhas confeccionadas pelo Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), além de bolsas de cursinhos preparatórios oferecidas em parceria com instituições privadas.

A dirigente Geovânia Paiva, destacou que a força do trabalho esteve na união e no comprometimento das equipes. “Acreditamos em um processo educacional que prioriza o ser humano, formado pelos gestores, docentes e estudantes, repensando o presente em prol de um futuro melhor”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.