Agentes integrados das forças de segurança do Estado estão reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, o CICC, localizado na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), monitorando o trajeto de 50 quilômetros, percorrido pela berlinda de Nossa Senhora de Nazaré no Traslado, iniciado nesta sexta-feira, 10. A procissão rodoviária saiu da Basílica de Nazaré, em Belém, e seguiu para Marituba e Ananindeua. As ações de segurança coordenadas pela Segup contam com mais de 12 mil agentes envolvidos no esquema planejado para a Festividade de Nazaré 2025.
“Por mais um ano as equipes de segurança acompanham essa que é uma das principais e mais tradicionais procissões do Círio de Nazaré. Com os agentes reunidos no CICC, é possível acompanhar toda a movimentação da romaria, para que possamos agir, se necessário, bem como, monitorar para que tudo possa transcorrer com a maior segurança, especialmente para aqueles que acompanham a procissão”, disse o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.
A procissão teve início às 8h. Após a Santa Missa na Basílica Santuário, a Imagem Peregrina foi colocada no andor em uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para garantir a segurança de romeiros e devotos, a Polícia Militar contou com um efetivo de mais de 400 agentes, além do efetivo do dia.
O trânsito foi bloqueado em 23 pontos, pelos órgãos de trânsito, com objetivo de garantir o melhor fluxo para o Traslado - à medida que a imagem da Santa ultrapassava os pontos de bloqueios, estes eram liberados.
CICC e monitoramento -Do Centro Integrado de Comando e Controle é possível acompanhar todas as 49 homenagens previstas ao longo do percurso. Através do mosaico de câmeras do videomonitoramento do Centro Integrado de Operações, o Ciop, os agentes acompanham o desenvolvimento da romaria até a chegada, na Igreja Matriz de Ananindeua.
Com câmeras espalhadas durante todo o trajeto, os agentes acompanham tudo em tempo real, estando a postos para a resolutividade de ocorrências, bem como, evitando e antecipando eventualidades que possam prejudicar a fluidez da procissão. O monitoramento acontece até que a Santa chegue ao destino final, em Ananindeua.
"Conforme o que foi planejado em reuniões operacionais tudo está seguindo de acordo com a nossa diretriz para que o Translado siga sem nenhuma alteração. A presença dos pontos focais e com as forças de segurança integradas podemos acompanhar com maior precisão o andamento da Berlinda e assim garantir que todos possam vivenciar esse momento com tranquilidade e segurança”, disse o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Coronel Ed-lin.
A ação conta ainda com órgãos de saúde e atendimento de emergência como Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para agilizar a assistência aos romeiros que acompanham o Traslado nas vias.
Traslado para Ananindeua -A Procissão do Translado é realizada desde 1992 e é a mais longa de todas as romarias do Círio. No trajeto, empresas, órgãos públicos, instituições, condomínios residenciais e devotos prestam homenagens à Nossa Senhora de Nazaré.
Operação Círio 2022 -Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, além dos órgãos federais, municipais e parceiros, estarão empregados nas ações durante a "Operação Círio 2025", coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).