21°C 31°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Conselho Estadual de Cooperativismo debate ações para fortalecer cooperativas no Pará

O colegiado tem como missão coordenar políticas de apoio ao fortalecimento do cooperativismo no Estado

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
09/10/2025 às 13h14
Conselho Estadual de Cooperativismo debate ações para fortalecer cooperativas no Pará
Foto: Divulgação

Integrantes do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop) participaram, na tarde de quarta-feira (08), da 2ª reunião ordinária realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em Belém. Presidido pela Sedeme, o Conselho é formado por representantes de 10 instituições, incluindo o Poder Legislativo, órgãos públicos e entidades da sociedade civil. O colegiado tem como missão coordenar políticas de apoio ao fortalecimento do cooperativismo no Estado.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson — que também preside o Conselho — abriu a reunião destacando a relevância do setor e a importância da existência da Diretoria de Cooperativismo dentro da estrutura organizacional da Sedeme. Segundo ele, essa diretoria representa um avanço institucional que reforça o compromisso do Governo com o desenvolvimento das cooperativas paraenses.

“O cooperativismo é um dos segmentos que mais cresce na economia — um setor pujante. Hoje, boa parte do desenvolvimento econômico do Pará ocorre por meio das cooperativas. O Pará foi, entre todos os estados brasileiros, o que mais gerou empregos formais no último trimestre. Não há caminho melhor do que a parceria entre o Governo do Estado, as cooperativas e o setor produtivo”, disse Paulo Bengston.

Continua após a publicidade

Durante o encontro, foram apresentados novos membros do colegiado para o biênio 2025–2027. A pauta incluiu ainda a aprovação do Regimento Interno e a apresentação dos resultados da ação “Presidente Itinerante” — iniciativa do Sistema OCB/PA que, além de identificar demandas e estreitar relações institucionais, promove a intercooperação entre cooperativas atuantes em diferentes municípios. A ação é conduzida pelo presidente Ernandes Raiol, pelo superintendente Júnior Serra e pela diretora de Cooperativismo da Sedeme, Luziane Sena.

Outro tema abordado foi a proposta de articulação para viabilizar a aquisição de produtos e serviços de cooperativas por secretarias estaduais. Também foram destacadas cooperativas paraenses com atuação relevante no Estado.

O presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Pará

(Ceter/PA) e também membro do Cecoop, Alberto Villar da Silva Pantoja, esteve presente na reunião e destacou o papel cada vez mais relevante do Conselho diante do crescimento das demandas das cooperativas. Segundo ele, o desempenho das cooperativas no Estado tem superado todas as expectativas iniciais. “O Conselho foi criado visando regulamentar, fiscalizar, promover capacitações e fomentar o desenvolvimento do setor. Com a participação de diversos órgãos estaduais, há uma oportunidade concreta de ampliar o apoio às cooperativas e fortalecê-las ainda mais”, afirmou.

A diretora de Cooperativismo da Sedeme (Dcoop/Sedeme), Luziane Sena, enfatizou a importância da continuidade dos trabalhos no âmbito do Cecoop: “Esta é a segunda reunião do colegiado, marcando o início de mais uma frente de trabalho em prol do cooperativismo paraense. Hoje foi um encontro muito significativo, pois tivemos a aprovação do Regimento Interno, que será o instrumento norteador e regulador da atuação do conselho.”

Luziane reforça que a Diretoria de Cooperativismo atua como Secretaria Executiva: “Vamos trabalhar para garantir que seu principal objetivo — formular políticas públicas para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades cooperativistas — seja plenamente alcançado e transforme, de fato, a realidade das nossas cooperativas no Estado do Pará”, acrescentou a diretora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.