21°C 31°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Pesquisa da Setur busca perfil e motivação de turistas e romeiros no Círio de Nazaré

Estudo procura saber o número de visitantes vindos de fora do Pará, origem, gastos, entre outros fatores, para fins de políticas públicas de turismo

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
09/10/2025 às 11h44
Pesquisa da Setur busca perfil e motivação de turistas e romeiros no Círio de Nazaré
Foto: Divulgação

Pesquisador aplica questionário do estudo da Setur, Dieese e UFPA para compreensão da participação do público no Círio

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) iniciou, por meio do Observatório do Turismo Paraense, uma série de pesquisas durante o Círio de Nazaré 2025. A ação, que teve início na noite da quarta-feira (8) e prossegue até o domingo, 12 de outubro, é realizada em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

O levantamento reúne equipes aplicando questionários entre turistas e romeiros que participam da maior manifestação de fé do povo paraense. Ao todo, 44 pesquisadores vão coletar 2.400 entrevistas em locais de grande concentração de visitantes.

De acordo com o coordenador do Observatório do Turismo do Pará e Região Norte, Admilson Alcântara, o estudo é um instrumento essencial para o planejamento das políticas públicas de turismo. “A pesquisa do perfil do turista e dos peregrinos que visitam Belém por ocasião do Círio busca compreender quem são esses visitantes, quais seus comportamentos de viagem, o que consideram positivo e o que ainda pode melhorar. É uma iniciativa estratégica, que acontece há mais de 20 anos, e serve de base para o Plano Estadual de Turismo, com foco especial no turismo religioso, que tem enorme importância para o Pará”, destacou.

Continua após a publicidade
Pesquisa iniciou pela Praça Santuário, em Nazaré, para levantar informações e aprimorar a experiência de quem vêm a Belém

Entre os pesquisadores em campo, Ronaldo Silva, do Observatório do Turismo do Pará, reforçou a relevância da ação. “Essa pesquisa é muito importante porque, através dos dados, conhecemos o perfil do romeiro e do turista durante toda a quadra nazarena. Os romeiros vêm de várias localidades — Vigia, Castanhal, Ananindeua, Ponta de Pedras —, e os turistas chegam de cidades como Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Macapá. Com essas informações, buscamos melhorar a recepção e a experiência de todos que participam desse momento tão especial”, afirmou.

Interesses de turistas e romeiros

O levantamento é dividido em duas pesquisas feitas em paralelo: o “Perfil dos Turistas do Círio”, que identifica o número de visitantes vindos de fora do Pará, os estados de origem, tempo médio de permanência, gastos e impacto econômico gerado para a capital; e o “Perfil dos Romeiros do Círio de Nazaré”, que analisa as motivações, os trajetos, o formato das peregrinações e o acolhimento recebido. Os dados também indicarão os principais meios de hospedagem utilizados — entre hotéis, pousadas e casas de familiares — e os atrativos mais visitados durante o período.

Grupo de pesquisadores que participam do levantamento realizado pela Setur, Dieese e Universidade Federal do Pará (UFPA)

Entre os milhares de fiéis e visitantes, o romeiro Cássio Pinheiro, natural de Muaná, na Ilha do Marajó, e residente em Ananindeua, viveu pela primeira vez a experiência de chegar a pé à capital. “Nós viemos em um grupo de 14 pessoas, entre seminaristas e nosso padre. É uma caminhada penitencial, um gesto de fé e comunhão. O Círio é uma época maravilhosa para o povo paraense, e a acolhida das pessoas é emocionante. A solidariedade que encontramos no caminho mostra o quanto essa festa é viva e nos transforma”, contou emocionado.

Já o turista Márcio Alves Queiroz, de São Paulo (SP), veio pela terceira vez participar do Círio. Para ele, a energia e a hospitalidade do povo paraense são os grandes atrativos da festividade. “A sensação é indescritível. Aqui a gente sente a fé, a energia e o calor humano. É uma mistura de sotaques e culturas, com pessoas de todo o Brasil e até de fora. Essa pesquisa é fundamental para aprimorar a experiência dos visitantes e fortalecer ainda mais o turismo do Pará”, disse.

'Compreender para acolher melhor', diz secretário estadual de Turismo

Para o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, o Círio é uma celebração que une fé, tradição e hospitalidade, e compreender o perfil de quem vive esse momento é fundamental para acolher melhor. “O Círio é a alma do povo paraense. É quando a fé se transforma em emoção e o turismo se mistura com a devoção. Cada peregrino e cada visitante traz consigo uma história, um gesto de fé, e entender esse movimento nos ajuda a preparar Belém e o Pará para receber com ainda mais carinho e respeito. O turismo religioso é um patrimônio vivo da nossa cultura, e essa pesquisa reafirma nosso compromisso em cuidar bem de quem vem celebrar Nossa Senhora de Nazaré conosco”, afirmou o secretário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.