O movimento Entre no Clima Unicef é uma iniciativa que mobiliza adolescentes de todo o país para promover ações de conscientização e enfrentamento às mudanças climáticas. O projeto, realizado em parceria com o Selo Unicef, tem como destaque a atuação dos jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), que em Parauapebas vêm transformando engajamento nas redes sociais em resultados concretos.
Nesta nova edição, os adolescentes que já participaram do projeto em anos anteriores retornam como monitores, apoiando os novos integrantes na construção de ideias e na execução de atividades. É o caso de Alan Christian, que celebrou o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido em Parauapebas. “É muito gratificante ver que o nosso trabalho está sendo reconhecido. A gente aprendeu muito com as ações anteriores e é revigorante perceber como os vídeos e as iniciativas que produzimos despertaram o interesse da juventude sobre o tema. É uma mudança de perspectiva. E agora, com a COP30 chegando, o tema do projeto nunca foi tão atual. Precisamos fortalecer a participação da juventude, não apenas como futuro, mas como presente que transforma”, destacou.
Segundo André Reis, articulador municipal do Selo Unicef, o movimento Entre no Clima começou em 2022 e marcou a trajetória de Parauapebas como referência estadual na mobilização de adolescentes em prol do meio ambiente. “Foram 20 meses de atividades desenvolvidas pelos jovens do Nuca, com foco em atitudes e comportamentos que contribuam para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Parauapebas foi uma das duas cidades do Pará selecionadas para apresentar seus resultados e, agora, inicia um novo ciclo dentro da edição 2025–2028 do Selo Unicef”, explicou André.
Nesta nova fase, o grupo está em processo de reorganização e conhecimento das novas temáticas propostas pelo UNICEF. A partir delas, serão definidas as próximas estratégias, que podem incluir desde a produção de conteúdos educativos para redes sociais até novas formas de mobilização comunitária.
Com a COP30 marcada para acontecer em Belém, em 2025, o movimento ganha ainda mais relevância. A conferência, que reunirá líderes de todo o mundo para debater o futuro climático do planeta, reforça a importância de preparar as novas gerações para atuarem de forma ativa e consciente nas discussões sobre sustentabilidade.