O Departamento de Trânsito do Estado (Detran), por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, está intensificando as atividades educativas no interior do Estado. Desde a semana passada, os municípios de Peixe-Boi, na região nordeste, e Óbidos, no Baixo Amazonas, recebem diversas ações em vias, escolas, empresas e comunidades.
Em Peixe-Boi, a mobilização é intensificada nas escolas. A equipe de educação realiza palestra dialogada e um quiz interativo, abordando os cinco principais fatores de risco no trânsito e orientações de segurança voltadas a pedestres, ciclistas e motociclistas. “O destaque é para o incentivo ao uso do capacete, uma das principais demandas observadas no município. Então, esse é o nosso foco, conscientizar a população local a usar esse equipamento e evitar acidentes graves”, explica o agente de educação do Detran, Lucas Aguiar.
A atividade nas escolas já contou com a participação de mais de 130 pessoas, entre alunos, professores e gestores escolares. Durante a ação, os agentes de educação do Detran distribuem materiais educativos, como a revista de histórias do Detranzinho e o Jogo do Aprendiz, voltados à aprendizagem lúdica e à formação cidadã.
No município de Óbidos, as ações iniciaram, na Escola Prof. Maurício Hamoy, com orientações para mais de 100 pessoas, entre estudantes e docentes. Durante a palestra, foram trabalhadas dicas gerais de segurança no trânsito e os principais fatores de risco de sinistros, com ênfase na responsabilidade individual e coletiva para um trânsito mais seguro, acessível e sustentável.
Além das palestras, os agentes de educação estão atuando nas vias mais movimentadas e em comunidades mais distantes do centro, em parceria com o Demutran de Óbidos, promovendo abordagens educativas e diálogo com moradores. O objetivo é reforçar práticas de direção defensiva e reduzir o número de ocorrências de trânsito, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade.
De acordo com o agente de educação, Cesar Mayrinck, os resultados em Óbidos já são perceptíveis. “Os moradores estão participando e demonstrando compreensão sobre a importância de adotar comportamentos seguros. Mesmo em locais onde o uso do capacete já é mais comum, reforçamos detalhes, como o afivelamento correto e a atenção nos cruzamentos, que ainda registram acidentes frequentes”, destacou.
As ações contam com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, da Prefeitura de Óbidos e Secretaria de Estado de Educação, e integram o conjunto de iniciativas educativas que o Detran tem levado a diversas regiões do Estado.
Por meio dessas atividades, o órgão busca fortalecer a cultura da segurança viária e estimular atitudes responsáveis, contribuindo para a construção de um trânsito mais humano, seguro e sustentável para todos os paraenses. As ações do Detran nestes municípios seguem ao longo desta semana.
Texto: Brendo Freitas (Ascom/Detran)