23°C 36°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Escolas Estaduais intensificam preparação dos estudantes para o Saeb 2025

Movimento Saeb mobiliza escolas do Pará com aulas, simulados e atividades lúdicas para fortalecer a aprendizagem e elevar os resultados da rede

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
30/09/2025 às 18h33
Escolas Estaduais intensificam preparação dos estudantes para o Saeb 2025
Foto: Eliseu Dias

A força-tarefa envolve gestores, professores e alunos em atividades pedagógicas inovadoras e motivacionais

Com foco na melhoria da aprendizagem e no fortalecimento dos resultados educacionais, as escolas da rede estadual estão mobilizadas no Movimento Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com uma força-tarefa que envolve gestores, professores e alunos em atividades pedagógicas inovadoras e motivacionais, voltadas para a aplicação da avaliação nacional, prevista para este ano.

Professor de matemática Benjamin Souza

Vinculada à Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 4, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Constant, de Tempo Integral, oferece atividades específicas aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, como o Circuito Saeb de Matemática, que transforma os descritores (elementos das matrizes de referência que detalham as competências e habilidades que os alunos devem demonstrar em uma disciplina específica, de acordo com o ano escolar) em desafios lúdicos, em formato de gincana de perguntas e respostas. O trabalho é baseado nas dificuldades identificadas no primeiro simulado, realizado em agosto. Além disso, a escola promove 'aulões' de língua portuguesa e matemática, sempre aos sábados.

O professor de matemática Benjamin Souza reforça o impacto positivo das ações. “O Circuito Saeb é uma forma lúdica e interativa de superar dificuldades. Trabalhamos com os descritores em que os alunos apresentam maior fragilidade e transformamos isso em gincana. A aprendizagem se torna significativa e duradoura”, observou.

Continua após a publicidade
Professor de língua portuguesa Danilo Maia Mercês

Segundo o professor de língua portuguesa, Danilo Maia Mercês, a preparação é contínua. “Desde o início do Ensino Médio utilizamos o livro 'Prepara Pará' como base, fazemos simulados, gincanas e até competições com QR Code. Assim, os alunos aprendem para o Saeb, mas também para o Enem, adquirindo conhecimentos que servirão para a vida”, frisou.

A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Jaiane Emanuele de Oliveira, destacou a importância da metodologia. “Eu acho muito legal, porque a gente aprende brincando. A gente erra, o professor explica e todo mundo cresce junto”, pontuou.

A estudante do 9º ano Jaiane Emanuele de Oliveira

Avanços -Na última avaliação do sistema, realizada em 2023, a escola demonstrou avanços importantes, alcançando 5,8 no Ensino Fundamental, e 4,9 no Ensino Médio, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), resultado considerado positivo e que impulsiona novas estratégias de preparação.

Mais 15 escolas gerenciadas pela DRE Belém 4 realizam ações do Movimento Saeb, com simulados semanais, atividades de recomposição da aprendizagem e 'aulões' direcionados.

A dirigente da Belém 4, Andréa Libório

A dirigente da DRE Belém 4, Andréa Libório, ressalta a mobilização. “Estamos em uma grande força-tarefa, com atividades lúdicas e recomposição da aprendizagem. Temos 'aulões' aos sábados, uso de cadernos e livros específicos, além da parceria com o sistema Etapa (sistema de ensino que atende escolas de todo o Brasil), que aplicou simulados em todo o Ensino Médio. O objetivo é garantir que todos os alunos avancem juntos”, completou.

Mobilização também em Santarém

Estudantes da Escola Nossa Senhora de Guadalupe, em Santarém

No Oeste do Estado, a Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe, em Santarém, promoveu a palestra motivacional “Você vai estourar ou vai desistir? O seu esforço de hoje é o seu sucesso de amanhã!”, voltada para os estudantes do 9º ano.

De acordo com a gestora Janaína Bandeira de Moraes, a iniciativa busca despertar a autoconfiança e o compromisso dos alunos: “O Saeb é um desafio que exige dedicação. Queremos que nossos estudantes se vejam como pipoca, que passa pelo calor e se transforma, e não como milho estático ou piruá que não estoura”.

A estudante Ana Beatriz Rego Farias avaliou a experiência positivamente. “A palestra mostrou que os desafios podem nos impulsionar a mudar e crescer. O Saeb é parte desse processo e nós, alunos, podemos sim transformar a educação do Brasil”, analisou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.