Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado no próximo dia 20 de setembro, aproximadamente 25 mil alunos da rede estadual de ensino participaram, nesta sexta-feira (19), de uma grande mobilização ambiental em diversos municípios do Pará.
A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e a preservação do meio ambiente.
A ação envolveu mais de 60 escolas estaduais. Em Belém, cerca de 200 estudantes da Escola Estadual Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira, localizada no distrito de Icoaraci, saíram às ruas e à orla do distrito para recolher resíduos, entregar cartilhas de sensibilização ambiental escritas pelos próprios estudantes, além de apresentar uma paródia inspirada no hino do Pará, abordando os cinco “R” da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
A especialista em educação ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM) da Seduc, Emlly Silva, falou sobre a relevância da temática. “O Dia Mundial da Limpeza movimenta o Brasil e o mundo. Para os nossos alunos da rede estadual, é fundamental criar o hábito de não desperdiçar, reciclar, reutilizar e de mobilizar outras pessoas para o descartar irregular de resíduos. Ao participarem, na prática, eles se tornam multiplicadores, sensibilizando familiares e amigos. Hoje, tivemos escolas da Região Metropolitana e de várias Diretorias Regionais do interior, como Bragança, que amanhã fará uma ação semelhante na orla de Ajuruteua, envolvendo professores no recolhimento dos resíduos”, disse Emily.
Para a estudante Stela Rodrigues, da 1ª série do ensino médio da Escola Bilíngue Idalina Rodrigues, a experiência foi marcante. “Estou maravilhada. Na primeira vez que viemos aqui, tinha muito lixo. Hoje, percebemos que já havia bem menos. Nossa ação surtiu efeito. Precisamos sair da escola e agir pela cidade e pelas pessoas, porque isso é importante para a nossa saúde”.
Escolas de São Caetano de Odivelas, Concórdia do Pará, Vigia, Benevides e Marituba também realizaram atividades ambientais. Foram recolhidas garrafas PET e demais resíduos descartados em vias públicas.
O estudante Artur Reis, também da 1ª série do ensino médio da Escola Idalina, destacou o engajamento dos colegas. “É uma ação muito bonita, que tira os alunos da sala de aula para conscientizar as pessoas a não jogarem lixo na rua. Me sinto feliz por cuidar do nosso espaço. Se ele está limpo, todos ficamos bem. Por que não cuidar do planeta?”
O professor de Biologia e Educação Ambiental, Ângelo Moreira, ressaltou a importância pedagógica da iniciativa. “Antecipamos a ação para alcançar um número maior de pessoas. Os alunos levarão essa consciência para suas casas e comunidades. Precisamos manter o equilíbrio climático, e isso começa com a preservação e o cuidado diário.”
A ação integra o programa “Meu Futuro, Minha Voz – Missão Dia Mundial da Limpeza”, promovido pelo Instituto Limpa Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e com apoio da Secretaria Executiva de Serviços Urbanos de Belém (Sezel) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
A diretora-executiva do Instituto Limpa Brasil, Edilainne Muniz, elogiou a parceria com a Seduc. “O que estamos vendo aqui acontece também em outras escolas do Estado. Quando conseguimos unir esforços e falar a mesma língua da conscientização ambiental, formamos cidadãos comprometidos. Essa integração com a Seduc, que já tem a educação ambiental inserida no currículo, nos dá esperança. Ver os alunos nas ruas, colocando em prática o que aprendem, mostra que é possível transformar atitudes.”
Ao final do dia, a mobilização contabilizou mais de 25 mil estudantes de mais de 60 escolas estaduais em cerca de 20 municípios. Juntos, recolheram centenas de quilos de resíduos recicláveis e orgânicos das ruas, orlas e espaços públicos, deixando um legado de conscientização e cuidado ambiental para suas comunidades.