Na noite de quarta-feira, 17, a 37ª edição da Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) foi oficialmente aberta com uma solenidade realizada na sede do Sindicato Rural de Marabá, no Parque de Exposições José Francisco Diamantino.
A programação do evento, considerado um dos maiores do setor agropecuário da região, foi marcada pelo hasteamento das bandeiras ao som da banda do Exército e pronunciamento do ministro do Turismo Celso Sabino, autoridades estaduais, lideranças do setor agropecuário e do prefeito Toni Cunha, que fez parte da mesa oficial. Em seus discursos, todos reforçaram a importância da feira para o desenvolvimento econômico e social de Marabá e de todo o sul e sudeste do Pará.
A Prefeitura Municipal de Marabá está presente no evento por meio de estandes da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), Fundação Casa da Cultura (FCCM), Feira do Pôr do Sol da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e serviços de testes rápidos do Serviço de Atendimento Especializado/ Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).
No estande da Seagri, foi montada uma mini fazenda com amostras dos produtos e serviços que a secretaria oferece como o viveiro de mudas, plantio de cacau conjugado com banana e melancia, amostras de horticultura com hidroponia, irrigação, apicultura, piscicultura, ordenhadeiras, entre outros.
O coordenador do departamento de produção animal e vegetal da Seagri, Marcos Lira, explica que o estande traz uma diversidade de serviços que são oferecidos aos produtores rurais inclusive com inovação em melhoramento nutricional.
Marcos Lira, coordenador do Departamento de Produção Animal e Vegetal da Seagri,
“A gente trouxe o plantio de milho, feijão e uma inovação, que é o girassol pra embelezar. O feijão é um BRS, que é um feijão melhorado que ele tem uma quantidade maior de vitaminas também e é bem interessante para a questão da merenda escolar, que pode ser introduzido. Na parte de alimentação de bovinos, a gente tem uma unidade de capim açu em formato de capineira, onde o agricultor pode tá fazendo a silagem ou fornecer triturado para as vacas leiteiras”, exemplifica Marcos.
Milton França, coordenador do Setor de Hortas e Cultura do Cacau reforça que o negócio com o cacau está em alta e pode ser uma ótima opção de plantio.
Milton França, coordenador do Setor de Hortas e Cultura do Cacau
“Os preços estão lá em cima, está excelente investir no cacau, nunca teve tão bom. E para a formação do cacau, a gente recomenda primeiro plantar a banana que a Embrapa lançou, que é a BRS Terra Anã. Além da banana, plantar a melancia, para fazer o custo inicial da cultura do cacau, que seria o primeiro semestre. Depois do oitavo mês entra a renda da banana, do oitavo mês até o terceiro ano a banana vai estar o sustento para o agricultor, e com isso a cultura do cacau, que leva três anos para iniciar a produção, vai ser custo quase zero, porque essas culturas intercalares vai dar o suporte para o produtor ter condições de chegar lá na produção do cacau”.
O estande da FCCM retornou para a Expoama depois de sete anos de intervalo e trouxe mostras do departamento de espeleologia, zoologia, botânica, exposição de cordéis do museu e apresentações culturais. A presidente da Fundação, Thais Cariello, conta que pensou em trazer uma parte de cada uma das áreas dos setores da Fundação.
Thais Cariello, presidente da FCCM
“A gente trouxe inovações com óculos de realidade virtual, onde as crianças, as pessoas vêm para cá e têm uma experiência de entrar numa caverna de verdade. A gente montou um mini palco e todos os dias a gente vai ter uma apresentação, porque a Fundação também tem escola de música, escola de teatro, de dança. Vai ter alguma apresentação artística aqui para as pessoas que vierem nos visitar. Tá todo mundo convidado e a gente vai ficar aqui até sábado”, convida a presidente.
Fabiano Lago, engenheiro agrônomo da FCCM, responsável pela Mostra de Espeleologia na Expoama relata o que as pessoas podem ver na exposição.
Fabiano Lago, engenheiro agrônomo da Fundação Casa da Cultura de Marabá
“Aqui na área da espeleologia a gente apresenta como a gente faz a coleta de dados. O campo, a pesquisa, a catalogação de cavernas aqui na região de Carajás e também em outras regiões no estado do Pará. A gente explica também como a gente está estudando, como é feita essa aplicabilidade e também a gente trouxe para cá a realidade 3D, que no caso a gente traz para o público como é estar dentro de alguma dessas cavernas aqui da nossa região e também na região de Minas Gerais”.
A diretora do Museu Municipal Francisco Coelho, Lara Luz, se disse muito feliz em estar na Expoama e se surpreendeu com a aceitação do público.
Lara Luz, diretora do Museu Municipal Francisco Coelho
“Estamos muito felizes de estar aqui. A gente trouxe a exposição Literatura de Cordel, que estava desde o primeiro dia de agosto disponível lá no museu. A gente transportou a exposição para cá e a gente está muito surpreso positivamente em ver que a população tem visto e tem muita gente que ainda não conhece o museu, tem ficado instigado a visitar o museu lá na Velha Marabá”, comemora ela.
O SAE/CTA está presente na feira com testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, entrega de preservativos e folders informativos. A gerente do serviço, Kelsilene Brito, afirma que a expectativa é grande e a procura tem sido boa.
Kelsilene Brito, gerente do SAE/CTA
“A expectativa está grande, os participantes aqui do evento têm nos procurado para fazer os exames e a adesão tem sido muito boa. Hoje a gente já está com a realização de aproximadamente 50 exames. Cada pessoa realiza em média quatro exames, HIV, hepatite B e C e sífilis. O pessoal tem aceitado bem o serviço, tem nos procurado, às vezes a gente faz um chamamento também, eles vêm, a gente esclarece que é um serviço do SUS, da prefeitura municipal de Marabá, e que nós estamos aqui na Expoama, ofertando esse serviço”.
A Seaspac, por meio do Departamento de Emprego e Renda, levou para o parque 17 artesãos da feira do Pôr do Sol com bancas de roupas de crochê, biojoias, brinquedos de madeira, pinturas, pipocas artesanais e muito mais. O coordenador do departamento, Hildo Tavares, revela que esse já é o oitavo ano consecutivo de participação da secretaria.
Hildo Tavares, coordenador do Departamento de Emprego e Renda
“Nós agradecemos muito essa parceria que há oito anos, na verdade existe com o nosso projeto da Feira do Porto do Sol, onde a Seaspac oportuniza para os artesãos de Marabá estarem divulgando e comercializando os seus produtos. Então, isso é muito importante pro empreendedorismo local”, enaltece.
Uma das artesãs, Daniela Pereira, que vende bijuterias em crochê está feliz com os resultados.
Daniela Pereira, artesã
“Comecei a fazer esse trabalho porque como eu sempre gostei de brincos grandes, imaginei, são grandes, mas pesa muito. Se eu fizer de crochê, vai ficar legal. Aí veio essa ideia de produzir os brincos. Gosto muito, pois tenho problemas de ansiedade e o que tá me curando é isso, é o artesanato. É uma terapia lucrativa”, garante a artesã.
A médica veterinária Dyovanna Lima estava visitando o estande e ressalta a importância da arte na vida das pessoas.
Médica veterinária Dyovanna Lima
“Sempre bom lembrar das nossas origens, das pessoas que trabalham com arte. Acho muito interessante a parte indígena também. Está muito linda, muito organizada. Eu gostei bastante”, elogia a moça.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos
The post Expoama 2025: Estandes da prefeitura trazem exposições sobre serviços das secretarias appeared first on Prefeitura de Marabá .